PLANO DE GESTÃO - HUOC




                              
PLANO DE GESTÃO


HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ
DA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Para habilitação ao cargo de Diretor Geral de acordo com os termos do Edital de Busca







BENTO JOSÉ BEZERRA NETO




RECIFE
Maio, 2014


SUMÁRIO
1.       APRESENTAÇÃO
2.       DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL
·         HUOC
ESTRUTURA FÍSICA
EQUIPAMENTOS
RECURSOS HUMANOS
PANORAMA FINANCEIRO
3.       VISITAS TÉCNICAS
3.1.    HUOC

4.       PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
4.1.    FACILIDADES



5.       PROPOSTAS DA DIRETORIA DO HUOC
10.   ENSINO E PESQUISA NOS HOSPITAIS E A ARTICULAÇÃO COM AS FACULDADES
11.   O CENÁRIO FUTURO - CONCLUSÃO





APRESENTAÇÃO

A presente Proposta de Plano de Gestão para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz  foi elaborado no período de vinte dias em atendimento às exigências do Edital de Busca de Candidato de Diretor Geral do HUOC da Universidade de Pernambuco -
Nesse período exíguo, foi possível conhecer parte da realidade deste hospital, seu papel como Unidade de Ensino e Saúde no cenário socioeconômico de Pernambuco, sua contribuição ao fortalecimento do SUS.  Nesse contexto, esta Proposta de Plano de Gestão não se constitui um documento acabado. Será aperfeiçoado ao longo do período da gestão, de até 4 anos, a partir das contribuições dos parceiros e sempre para otimizar o aproveitamento da capacidade instalada de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para incrementar as ações de ensino,  pesquisa e extensão nas Unidades de Educação, na área de saúde da UPE, e propiciando a implementação das políticas inclusivas do Ministério da Saúde e da Educação no estado.
As informações para subsidiar este Plano de Gestão foram levantadas em diversas fontes. Aquelas referentes ao atendimento ambulatorial e hospitalar do HUOC , no período de janeiro de 2008 até maio de 2013, fizeram uso dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Para explicitar dados e informações relativos a avaliações internas foram utilizados o Relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA), os levantamentos para subsidiar a Contratualização – Proposta de Requalificação, e as visitas técnicas às Unidades de Saúde e entrevistas com seus gestores.  
Este documento é apresentado em 3 capítulos, observando o Anexo IV C do Edital de Busca e Seleção de Candidatos ao Cargo de Diretor do HUOC da UPE:  Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Elaboração do Plano.
A Proposta tem o objetivo apresentar um Plano de Gestão a ser implementado, em um período de até 4 anos, em sintonia com o Plano Estratégico da Superintendência do Complexo Hospitalar da UPE, instância criada pela Resolução 18 do Conselho Universitário, e tem por foco a superação das limitações hoje encontradas e que potencializem as fortalezas reconhecidamente presentes nas três Unidades de Saúde e Educação da UPE – CISAM, HUOC e PROCAPE. 
Com essa visão, a Proposta contempla iniciativas para:
a.    concepção e operacionalização de programa de desenvolvimento do quadro de servidores, com base em uma planejamento de educação continuada;
  1. concepção e implantação de um sistema de informação e comunicação neste incluídos a racionalização dos processos de trabalho, o monitoramento das ações, o acompanhamento e avaliação dos resultados; e o desempenho dos trabalhadores;
  2. manutenção do diálogo e transparência da gestão através de manutenção de meios de comunicação e de canais de informação e diálogo entre as três Unidades de Saúde que integram o Complexo, com os Ministérios da Saúde e da Educação, com a Secretaria Estadual de Saúde, com a Rede SUS no estado, com as organizações de Controle Social, com as representações das categorias dos diferentes profissionais que trabalham no complexo, com as representação dos servidores e com as Unidades de Educação em saúde e nesse diálogo atender as orientações e demandas de seus projetos político pedagógico.
  3. elaboração dos  Manuais de Serviço sintonizados à realidade do Complexo Hospitalar contemplando a assistência, o ensino, a pesquisa e a base legal e normativa que dão suporte à operação do Complexo,
  4. plano de recuperação e manutenção da infraestrutura física pactuado com as Unidades de Educação e Saúde que integram o Complexo Hospitalar, deterioradapela progressiva pressão getada pelo aumento da demanda seja pelo crescimento vegetativo da população seja pela expansão dos cursos de saúde da UPE.
A proposta deste Plano de Gestão do HUOC da UPE orienta-se pelos princípios e compromissos com o trabalho coletivo, a ética, a responsabilidade e a transparência no exercício da função pública.


I.AVALIAÇÃO DO OBJETO ESTUDADO:
I.1.DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DA UNIDADES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UPE

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) é unidade integrante  da Universidade de Pernambuco  diretamente ligada à Superintendência do Complexo Hospitalar da UPE, ao lado do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros-CISAM,  Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco-PROCAPE. O diagnóstico que se apresenta a seguir, de cada uma delas, transcreve parte do Relatório de Atividades da Universidade de Pernambuco (UPE) de 2012, Plano Operativo Anual do HUOC para 2014, complementado com dados do Setor de Contas Médicas do HUOC.


I.1.1 BREVE HISTÓRICO
O Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC/UPE sucede ao Hospital Santa Águeda, fundado em 1884 e referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. Em 1925 foi denominado Hospital Oswaldo Cruz e na década de 1940 tornou-se também  referência em cirurgia torácica,  destacando-se por ter sido pioneiro no  Norte e Nordeste na realização de pneumectomia e cirurgia cardíaca.

Em 1964 tornou-se Hospital das Clínicas Oswaldo Cruz da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco - FESP e campo de prática da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) .  Em decorrência  da instituição da Universidade de Pernambuco (UPE)  pela Constituição Estadual em 1989 e de acordo com o seu estatuto aprovado em 2007 e revisto em 2008,   passou a unidade de saúde a chamar-se Hospital Universitário Oswaldo Cruz - HUOC e a área onde funcionam o HUOC e quatro das Unidades de Educação em saúde passaram a integrar o Campus Santo Amaro da Universidade de Pernambuco.

O HUOC é certificado como Hospital de Ensino de acordo com a Portaria Interministerial Nº. 2.378/MS/MEC de 26 de outubro de 2004, Portaria Interministerial Nº. 1.704/MS/MEC de 17 de agosto de 2004 e Portaria Interministerial Nº. 3.016 de 27 de novembro de 2006, que altera a redação do art. 2º, das anteriores. A renovação dessa certificação ocorreu em setembro de 2008  e está prestes ocorrer neste ano, após atender exigências da comissão de avaliação em realizou  visita ao hospital em setembro de 2013.

Em abril de 2005 foi firmada  Contratualização com Sistema Único de Saúde, através da  Secretaria Estadual de Saúde – SES,  convênio nº 523/2005, pactuando-se o papel do HUOC na Rede Assistencial do Estado de Pernambuco, onde foi considerado o perfil assistencial do hospital, a inserção na Rede, o desenvolvimento de pesquisa e tecnologias para a área de saúde e na formação de profissionais e a qualificação do processo de gestão.

Em 2008, nova Contratualização estabeleceu um novo Plano Operativo Anual (POA) com modificações de metas física e financeira. Desde então, o POA vem sendo atualizado, com o concurso da Comissão de Acompanhamento da Contratualização com vistas ao fortalecimento dos acordos contidos no Termo de Compromisso estabelecidos no convênio nº 523/2005, tendo como marco de referência às diretrizes do Pacto pela Saúde de 2006 (Portaria/GM n o. 399/2006). A mais recente contratualização ocorreu em dezembro de 2013 para vigência a partir de 2014, tendo sido pactuada novas metas físicas e financeiras e  introduzido nova sistemática de controle e avaliação que deverá trimestralmente.
  

I.2 ORGANOGRAMA ATUAL



I.3. PERFIL DA UNIDADE

Detém tecnologia de ponta e a ação assistencial em procedimentos de média e alta complexidade dar-se através de atendimentos ambulatoriais, internamentos, urgência/emergência referenciada e, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, com a garantia do princípio da integralidade e dos sistemas de referência e contra – referência, concretizados a partir da estruturação de linhas de cuidado de atenção diagnóstica e terapêutica especializada. Em 2010, mediante convênio firmado, em 2008, com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) seu Serviço de Oncologia vem, sendo ampliado e qualificado, caracterizando-se como importante referência para diagnóstico e tratamento de câncer em Pernambuco.

O HUOC participa de “Projeto Piloto de Hospitais Sentinelas”, em convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, desde 2004 e do Programa “Pernambuco sem Dor”, destinado a pacientes oncológicos com dor crônica. A unidade também acolhe o Programa Nacional de Humanização através do Projeto “Arte na Medicina” em parceria com as Unidades de Educação do campus Santo Amaro.
O HUOC/UPE atua de forma integrada do Sistema Único de Saúde e é classificado como Centro de Referência Hospitalar Regional em atendimento ambulatorial para portadores com HIV/AIDS, com cerca de 500 consultas/mês (maior do Estado), além de referência estadual no atendimento de doenças infecciosas e parasitária, clínica médica, reumatologia, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, dermatologia, psiquiatria, geriatria, pediatria, cuidados paliativos, urologia, ortopedia, reumatologia, no tratamento da obesidade/mórbida, nefrologia, cirurgias videolaparoscópicas, pneumologia, gastroenterologia, assistência integral à saúde do idoso, infusão em imunobiológicos e centro de referência em imunobiológicos especiais (CRIE) - vacinas.

I.4. CAPACIDADE INSTALADA


I.4.1 INFRAESTRUTURA
O HUOC/UPE possui 18.000 m² de estrutura física construída, com 5.200 m² de área suplementar destinada ao ensino, pesquisa e extensão, com circulação diária nas suas dependências em torno de 5.000 a 6.000 mil pessoas. Para assegurar a qualidade ambiental e evitar falta de energia o HUOC dispõe de climatização central e gerador. Adota procedimentos de coleta seletiva de rejeito de resíduos biológicos e comuns
O HUOC tem uma capacidade instalada de 407 leitos, dos quais 334 estão ativos , todos destinados ao  o usuário do  SUS e  encontram-se  assim distribuídos: 31% para Cirurgia, 41% para Clínica, 19% para Complementares (Infecciosa, UTI Pediátrica e UTI Adulto), 5% para Pediatria (Cirúrgica e Pediátrica), 5% para outras Especialidades (Crônicos, Pneumologia Sanitária e Psiquiatria), 4% para Hospital Dia.  Para atendimento ambulatorial há 73 consultórios, e 10 leitos na sala de recuperação

I.4.2 RECURSOS HUMANOS


Para a efetivação das suas atividades assistenciais e outras, o Hospital conta com um quadro de 2.133 servidores, dos quais 1.477 (69.24%) são do quadro da UPE, 327 (15.33%) são contratados terceirizados e 329 (15.42%) estão à disposição desta universidade. Do total de servidores, 727 (34.08%) são de nível superior, 1.294 (60.66%) de nível médio e 112 (5.26%) de nível elementar.
QUADRO 1- DISTRIBUIÇÃO, SEGUNDO SITUAÇÃO FUNCIONAL, DOS SERVIDORES POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE – HUOC 2014
ESCOLARIDADE
UPE
À DISPOSIÇÃO
TERCEIRIZADO
TOTAL
Nº.
%
Nº.
%
Nº.
%
Nº.
%
Nível Superior
527
35.68
200
60.80
-
-
727
34.08
Nível Médio
857
58.03
110
33.44
327
100
1.294
60.66
Nível Elementar
93
6.29
19
5.76
-
-
112
5.26
TOTAL
1.477
100.0
329
100.0
327
100.0
2.133
100.0
Fonte: Plano Operativo Anual Atualizado pelo Setor de RH do HUOC

 O déficit de recursos humanos no HUOC passou de 667 em 2012 para 734 em 2013, segundo dados do próprio hospital e levantamento realizado pela própria SES, a pedido da UPE, identificou um déficit de 798 em 2013. Por conta disto, o hospital teve que contratar temporariamente médicos para plantões no período 2012/2013 e conseguir autorização para pagamento de plantões-extras para médicos e profissionais de enfermagem. Através de concurso público e seleção simplificada realizadas no ano de 2013, tivemos a aprovação de 95 médicos e 265 profissionais de outras categorias, totalizando 360 servidores, dos quais 42 ainda não assumiram.  Atualmente há um déficit estimado  de 438 servidores nas diversas categorias no HUOC, sobrecarregando os funcionários nas suas atividades, criando lacunas nas escalas de plantões e limitando a concessão de férias em alguns setores, agravado com as perdas de servidores por aposentadorias, exonerações e falecimentos, como pode ser observado no quadro abaixo.

       Quadro 2     : PERDAS DE RH DO HUOC  (2010-2013)


ANO
EXONERAÇÃO
APOSENTADORIA
ÓBITOS
TOTAL
2010
09
07
02
18
2011
25
14
04
43





2012
17
15
03
35
2013
10
20
03
33
TOTAL
61
56
12
129





Fonte: Plano Operativo Anual Atualizado pelo Setor de RH do HUOC



1.4.3 RECURSOS FINANCEIROS
A principal fonte de receita do HUOC são os recursos repassado pelo SUS, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES), pactuados na Contraturalização.  As metas referem-se à assistência ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade no Estado de Pernambuco de acordo com a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, com execução prevista para o período de doze meses, e processada nos sistemas de informação do Ministério da Saúde e publicada no site da Secretaria Estadual de Saúde, mensalmente, conforme calendário previamente divulgado pelo Ministério da Saúde.
 O componente pós-fixado, que corresponde aos Procedimentos de Alta Complexidade e FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), será repassado à contratada, a posteriori, (pós-produção, aprovação, processamento e apenas concomitantemente à respectiva transferência financeira), de acordo com a produção mensal aprovada pela SES, até o limite de transferência do FNS, respeitado, similarmente, o limite estadual para as modalidades de Alta Complexidade e FAEC, conforme programação disposta no Plano Operativo Anual. A parcela pré-fixada anual (média complexidade + incentivos) importa em R$ 44.441.893,40 /ano, a ser transferida ao hospital em 12 parcelas fixas de R$ 3.084.648,23, conforme discriminado, e oneram recursos do Fundo de Saúde da Secretaria. Com a nova contratualização com o SUS, a partir deste ano de 2014, os recursos totalizarão R$ 80.600.6337,12 /ano ou R$ 6.716.719,76 /mês. As despesas fixas do HUOC totalizam atualmente R$ 3.053.240,90/mês, acrescido de despesas com serviços hospitalares de media e alta complexidade  que até agosto  de 2013 consumiam R$ 2.992.000,00 /mês, restando pouca margem financeira para investimentos.





Quadro 3-     Faturamento HUOC para o SUS
Janeiro 2013 - Fevereiro 2014

2013
2014
Anual
Mensal
Anual
Mensal
Média Complexidade (fixo)
33.497.004
2.791.417
6.169.276
3.084.648
Alta Complexidade
27.511.141
2.292.595
2.559.204
1.279.602
Total
61.008.145
5.084.012
8.728.480
4.364.250


Quadro 4-    Despesas fixas HUOC
Serviços
Janeiro
Fevereiro
Março
Total
Água
99.439,33
51.620,69

151.060,02
Energia
258.796,61
120.420,98
123.850,96
503.068,55
Telefonia
27.164,80
11.959,03

39.123,83
Vale Transporte
82.590,34
82.613,08
70.963,66
236.167,08
Estagiários
179.225,00
89.612,50
89.612,50
358.450,00
Limpeza Hospitalar e Manutenção Predial
878.834,54
415.624,76
415.624,76
1.710.084,06
Refeições
572.722,91


572.722,91
Apoio Técnico Administrativo
504.164,30
252.082,15

756.246,45
Resíduo Hospitalar
59.110,52
20.544,51

79.655,03
Serviços Médicos
128.975,00
124.795,00

128.975,00
Vigilância
314.765,26
163.229,87

477.995,13
Repasse
1.368.792,06
1.342.009,79
1.331.041,79
4.041.843,64
Repasse
26.082,76
26.082,76
26.082,76
78.248,28
Repasse
8.694,25
8.694,25
8.694,25
26.082,75
Total
4.509.357,68
2.709.289,31
2.065.870,68
9.159.722,73
I.5. ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Na  produção de serviços da internação o HUOC no período janeiro/2008 a maio/2013, verificou-se que   melhor desempenho do HUOC no internamento é na especialidade de Oncologia, sendo hoje a sua maior vocação. O procedimento clínico mais frequente na internação, seguida das internações para quimioterapia contínua foi a intercorrência clínica em pacientes oncológicos. Quanto à cirurgia, o procedimento mais frequente é o tratamento com cirurgias múltiplas. caracterizado como procedimento realizado em conjunto pela mesma equipe ou equipes distintas, aplicados a órgão único ou diferentes órgãos localizados em região anatômica única ou regiões diversas,  devidos a diferentes doenças, executados através de única ou várias vias de acesso e praticados sob o mesmo ato.

Em relação ao nível de complexidade de procedimentos,  HUOC realiza ainda muito mais procedimentos caracterizados como de média que de alta complexidade (Fig. 1/7). Constituem áreas de alta complexidade habilitadas pelo Ministério da Saúde e registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES):  AIDS, hepatologia, cirurgia bariátrica, cirurgias de cataratas/transplante de córnea-esclera,  cirurgia buco-maxilo-facial, unidades de terapia intensiva tipo II, ortopedia, captação e doação de órgãos e transplantes hepáticos, acompanhamento pós-transplante, cirurgia bariátrica e cirurgia plástica reparadora. Complementam o elenco, a oncologia clinica e cirúrgica (adulto e infantil), quimioterapia (adulto e infantil) e radioterapia
Figura 01
Fonte: Datasus/MS

Como pode ser observado na Fig. 1, o atendimento de Média Complexidade no ambulatório do HUOC  é expressivamente maior que da Alta Complexidade, (Figura 11) sendo necessária uma estratégia para alterar este comportamento nos três Unidades de Saúde e Educação da UPE:
Figura 1
Fonte: Datasus, MS.


Quadro 7 - Quantitativo no HUOC  de Consultas Ambulatoriais por Especialidade Médica e Outras  Especialidades, em 2012 e 2013




ClÍnicas
2012
Média
Mensal
2013
Média Mensal
Atendimentos Médicos
187.856
15.654
155.958
12.996
Buco-Maxilo-Facial
884
73
1.838
153
Assistencia  Social
22.352
1.862
20.956
1.746
Enfermagem
41.665
3.472
1.034
86
Fisioterapia(sessões)
18.957
1.579
24.573
2.047
Fonoaudiologia
3.332
277
1.023
85
TOTAL
275.046
22.920
205.382
17.115
Fonte: HUOC

Tabela 1 - Quantitativo no HUOC de Exames/Procedimentos Realizados para Diagnóstico, em 2012 e 2013
Exames/Procedimentos Realizados
2012
2013
Biópsia Óssea
63
29
Outras Biópsias - Ambulatoriais
1.933
1.874
Colonoscopia
591
510
Endoscopia Ambulatorial
283
3911
Exame Citopatológico
1.489
1.789
Exame de Pneumologia
3.369
3.706
Exames Citopatológicos Cérvico-Uterino
1.469
829
Diagnóstico por imagem
43.130
40.610
Métodos Gráficos (ECG e EEG)
6.699
9.419
Exames Laboratoriais (Ambulatório)
542.789
675.248
Coleta de Material por Meio de Punção/Biópsia
1.469
3.692
Exames Anatomopatológicos
11.908
14.272
Procedimentos de Oftalmologia
11.076
14.324
Procedimentos de Urologia
473
762
Urofluxometria
216
184
Hemotransfusões (Internações)
7.842
7.306
TOTAL
634.799
778.465
Fonte: HUOC




Tabela 2 - Quantitativo no HUOC de Internamentos  em 2012 e 2013






Denominação
Quantidade
Quantidade

2012
2013
Clínica Cirúrgica
5.026
4.845
Clínica Médica
5.496
7.409
Total de Internamentos
10.522
12.254
Fonte: HUOC




Tabela 3  - Quantitativo  no HUOC de Diárias em UTI  em 2012 e 2013
Procedimentos
Quantidade
Quantidade
2012
2013
UTI-Adultos
93
3.828
UTI-Pediátrica
50
1.835
TOTAL
143
5.663









Fonte: HUOC





Tabela 8  - Quantitativo no HUOC de Atendimentos de Quimioterapia de 2011 a 2013
Procedimentos

2011
2012
2013
Quimioterapia
Adulto - CEON
23.602
25.232
22.994
Infantil - CEONHPE
2.131
4.711
4.395
Hormônioterapia de Mama
7.838
8.418
5.205
Hormônioterapia de Próstata
6.764
7.483
6.687
TOTAL
45.588
45.844
39.231
Fonte: HUOC




Tabela  9 - Quantitativo  de Radioterapia

Denominação
Quantidade

2011
2012
2013


Radioterapia - Curativos
14.860
13.818
11.497


Fonte: HUOC






Tabela 10  - Quantitativo  no HUOC de Cirurgias Realizadas  de 2011 a 2013
Procedimentos
Quantidade
2011
2012
2013
Cirurgias Eletivas ou Urgencias
2.480
2.241
4.845
Cirurgias Ambulatoriais
7.960
7.935
3.744
TOTAL
10.440
10.176
8.589
Fonte: HUOC

                          

Tabela 11  - Quantitativo  no HUOC de Transplante de Órgãos, Tecidos e Células, de 2011 a 2013
Denominação
Quantidade
2011
2012
2013
Acompanhamento de paciente pós-transplante
3.364
3.987
1.239
TOTAL
3.364
3.987
1.239
Fonte: HUOC


                                                                                            
I.6 CONTROLE SOCIAL
    
      O controle social do HUOC é exercido pelo Conselho Gestor Local do SUS, no qual a gestão participa com quatro membros titulares e igual número de suplentes, cujas reuniões são mensais. Os demais participantes são os representantes dos trabalhadores de saúde e dos usuários, totalizando 16 membros titulares e igual número de suplentes.
    
     A Ouvidoria Setorial do HUOC é outra instância de controle social, veiculando diversas demandas de usuários, verificando-se lentidão nos pronunciamentos dos setores demandados.

     

ANÁLISE DE CENÁRIOS

A instituição do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (HUOC) trouxe um olhar diferenciado para os nossas unidades hospitalares, especialmente para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC),  por tratar-se da unidade de maior porte e também a mais antiga. Dessa forma, passamos a ter um nível de gerenciamento mais próximo que certamente haverá de cumprir a sua missão de monitorar, acompanhar e fiscalizar todo o Complexo. Assim, ganhamos um aliado para reforçar a gestão, corrigir possíveis distorções e proporcionar interface com as demais instâncias administrativas da UPE.
O Conselho Administrativo do Complexo Hospitalar é uma instância colegiada privilegiada para o HUOC, onde temos a oportunidade de dialogar com as demais unidades de educação e saúde da universidade, a Reitoria e com três secretarias estratégicas para os hospitais: Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Secretaria estadual de Saúde  (SES) e Secretaria de Administração  (SAD). Por outro lado, as mudanças que inevitavelmente ocorrerão nos próximos anos nas equipes gestoras dessas secretarias representam ameaças no ambiente externo para a consecução dos nossos objetivos.
Internamente, o novo organograma que está se desenhando no Hospital, a partir da criação de cinco superintendências (médica, enfermagem, engenharia, administração/finanças e suprimentos), nivelando o HUOC com as mesma estrutura organizacional dos hospitais próprios do Estado, significa um fortalecimento para  a gestão hospitalar.  Além disso, ao superarmos a lacuna gerada pela última crise do hospital que culminou com o afastamento do último diretor,  criamos elementos positivos para melhorar o clima organizacional do hospital.   Ao lado disso, a chegada de recursos humanos , através de concurso e seleção simplificada, e as reformas de recuperação da estrutura predial do HUOC, tem aumentado a autoconfiança de todos na viabilidade da instituição e facilitação para o processo de gestão.
Por outro lado, não podemos desconhecer que temos dificuldades históricas representadas por uma  estrutura muito antiga e repleta de problemas, distribuídas de forma horizontalizada e, às vezes, desconexas, uma comunicação interna muito fragil, um quadro de funcionários muito antigo e desmotivado, além de um corpo gerencial muito restrito pela falta de estímulo, inclusive financeiro, para compartilhar as atribuições administrativas. Além disso, temos que conviver com um processo administrativo moroso por conta da extrema burocratização a que estão submetidas o setor público brasileiro, principalmente no concernente à  aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos. Essa realidade representa uma fragilidade para a gestão na medida em que deixam de ser asseguradas as ferramentas de gestão para responder às demandas geradas no hospital com a necessária rapidez.
 Externamente, deparamos com uma demanda reprimida do Sistema Único de Saúde que sobrecarregam todos as unidades de saúde  brasileiras, um sistema hierarquizado de ações que não funciona efetivamente nos dois sentidos - referenciamento e contra-referenciamento , nível de regulação ainda insatisfatório e a conhecida situação de subfinanciamento do sistema de saúde. Além, disso o HUOC , por ser hospital de ensino têm convivido com histórica dificuldade para convencer o Governo a atender suas necessidades, principalmente em recursos humanos. Esses fatos constituem cenários limitantes para ação da gestão.
Diante desse quadro, porém, temos a convicçao que o Hospital Oswaldo Cruz é uma unidade viável, em função do seu capital humano e a qualidade dos serviços prestados, considerando o fato de ser formador de recursos humanos na área de saúde e referência estadual e regional em diversas ações de saúde. Assim, acreditamos que uma gestão bem estrutura e com um bom planejamento poderá  efetivamente cumprir a missão do HUOC   que é formar recursos humanos , gerar conhecimento e prestar assistência à saúde de boa qualidade.






PRoposta de Planejamento e Gestão para os próximos 10 Anos
PLANO DE GESTÃO


Essa proposta de Plano de Gestão para análise do Comitê de Busca BUSCA atuar nas seguintes áreas, identificadas como prioritárias no Diagnóstico feito: Investimento na Infraestrutura física, ampliação, valorização e capacitação continuada para o quadro de profissionais da saúde e os técnico-administrativos; modernizar a gestão trabalhando com metas; formalizar os instrumentos institucionais (normas, regulamentos, portarias), na perspectiva da integração.

Esta proposta justifica-se, ainda, por responder os anseios dos seus principais atores – servidores, alunos e docentes, fornecedores, gestores públicos e o Ministério da Saúde. Mas, justifica-se principalmente por restituir à sociedade o serviço de qualidade e referenciado em nível estadual e regional.

Ao atender esses anseios, propõe um pacto de gestão participativa e democrática.

ESTRATÉGIAS

Com base nos dados e informações coletadas propõe-se como áreas: a Gestão, a Infraestrutura, os Recursos Humanos e Comunicação e Informação.
A Gestão porque é necessário criar e iniciar a operacionalização de um novo arcabouço organizacional, processual e funcional para o HUOC, a Infraestrutura por que as edificações, os equipamentos precisam de ajustes para atender sua função, Recursos Humanos, aqui tratado separadamente à Gestão porque é um dos problemas apontados em todas as avaliações  do HUOC. Finalmente a Comunicação e Informação que assegurarão a transparência, as avaliações, o monitoramento propostos neste documento.

Tem-se clareza que a função da Superintendência é de articulação e apoio à Gestão de cada uma das Unidades de Saúde. Conforme divulgado no site institucional da Universidade de Pernambuco: a implantação do Complexo Hospitalar atendeu a exigência do Governo do Estado de que se encontrasse um modelo de gestão que atendesse as necessidades dos hospitais universitários.

Assim, os problemas e fragilidades identificados nas três unidades serão o objeto da ação da Superintendência a quem cabe propor e pactuar linhas de ação para sua superação e fortalecimento das Unidades de Saúde e Educação.   Contudo, o Edital de Busca solicita a apresentação de uma proposta de Planejamento e um Plano de Ação.

PLANO DE GESTÃO

Essa proposta de Plano de Gestão intenta atuar nas seguintes áreas, identificadas como prioritárias no Diagnóstico: Investimento na Infraestrutura física, ampliação, valorização e capacitação continuada para o quadro de profissionais da saúde e os técnico-administrativos; modernizar a gestão trabalhando com metas; formalizar os instrumentos institucionais (normas, regulamentos, portarias).

O modelo de gestão ora apresentado justifica-se pela imperiosa necessidade de implementar soluções que melhorem a resolutividade da gestão, racionalizando o custo de manutenção, permitam aos diretores das Unidades de Ensino e Saúde dedicarem maior atenção às precípuas funções das suas Unidades, visando firmar seus papeis como cenário de formação em saúde e a assistência especializada (na qualidade de hospital escola).

Na condição de Complexo Hospitalar da UPE, a Superintendência poderá definir diretrizes e mecanismos visando implantar soluções de interesse comum e sintonizadas à necessidade da região onde se insere e em atendimento ao fortalecimento do SUS.

Mas, esta Proposta de Plano de Gestão justifica-se, principalmente, por assegurar à sociedade o serviço de qualidade e referenciado em nível estadual e regional.

Para atender esses anseios, propõe um pacto de gestão participativa e democrática.





ELABORAÇÃO DO PLANO

De acordo com o Edital de Busca, deste capítulo devem constar: as ações e sua forma e procedimentos para sua implantação; os critérios que definem a hierarquização das prioridades – dos aspectos gerais aos específicos; o grau de criticidade dos problemas, os aspectos legais e processuais que envolvem os problemas e são requisitos para sua solução.

A elaboração do Plano de Gestão do HUOC  tem como finalidade a formalização institucional dessa nova instância gestora e oferecer um programa de intervenção para um horizonte de tempo de 10 anos..
A Diretoria do HUOC aprofundará a discussão das metas de planejamento com a comunidade hospitalar e com os órgãos de controle social, buscando uma construção coletiva desse instrumento de gestão.
O acompanhamento das ações e o cumprimento das metas traçadas serão realizados semestralmente em reuniões de trabalho organizadas em eventos abertos.
A Diretoria do HUOC  trabalhará com planejamento seguindo os critérios  que definem a hierarquização de prioridades nos seguintes aspectos:
- Estabelecimento das diretrizes estratégicas – Alinhamento dos recursos e esforços com foco nas questões estratégicas;
- Visão geral do conjunto – Agilidades nas decisões, melhoria da comunicação do HUOC e auxílio nas tomadas de decisões dos processos gerenciais;
- Avaliação mensurável de resultados – Pactuação dos indicadores e metas traçadas;
- Monitoramento e avaliação contínua da Assessoria Administrativa – Acompanhamento sistemático da evolução dos projetos.
Assim, esta ferramenta gerencial proporcionará a oportunidade de tratar o planejamento não como processo estático, mas sim como processo contínuo, dinâmico e que dependerá do compromisso e da dedicação de todos, devendo ser entendido como método permanente de gestão.



QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023
ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
GERAL
MAIOR
GESTÃO
Representação do Complexo Hospitalar da UPE.
Fortalecimento da imagem do HUOC e sua contribuição para a sociedade.
Plano de comunicação, divulgação, agenda de participação em eventos científicos, unificação dos instrumentos de informação, consolidando a imagem de organicidade do Complexo.
Detalhamento do Plano de Trabalho submetido ao Comitê de Busca.
Adoção da transparência mediante métodos, consulta e divulgação de metas e dos instrumentos de controle, compartilhamento das deliberações.
Portal da transparência, informes, ouvidoria
Integração ao esforço de a  implantação de Modelo de Integração das Unidades de Saúde e Educação da UPE
Iniciação do processo de pactuação com superintendência e as Unidades para definição das rotinas que assegurem uma administração colegiada.
Participar do Plano de Integração e de Interlocução entre as 3 Unidades de Saúde e Educação e as Unidades de Educação da UPE, incluindo as entidades de classe, o controle social, comissões de Integração Ensino-Serviço-Comunidade
Avaliação do desempenho hospitalar em relação à atenção à saúde, ao grau de inserção na rede SUS e as atividades de educação e ensino.









QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO COMPLEXO HOSPITALAR DA UPE – 2013 – 2017 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
ESPECÍFICO
MAIOR
GESTÃO

Monitorar e avaliar o Plano Operativo Anual/ POA e a contratualização do HUOC
Carência de instrumentos e ferramentas que possibilitem o monitoramento.
Revisão anual das metas físicas e financeiros  da Contratualização mediante análise do Plano Operativo Anual, dos recursos envolvidos, e dos critérios de repasses.
Estabelecer em conjunto com a Superintendência  o Plano de Capacitaçãoem Gestão Hospitalar para Servidores.
Quadro de pessoal antigo e com um certo grau de desmotivação e a necessidade de implantar rotinas e processos de uma moderna gestão
Adoção os aplicativos para Gestão de Hospitais Universitários já disponíveis e testados.

Assegurar a melhoria contínua da qualidade.
Cumprir o Programa de Qualidade do Ministério da Saúde.
Conscientizaçãodos servidores acerca da importância do cumprimento de um programa de qualidade institucional.
Fortalecer a Gestão de Custos Hospitalares
Superintendência de Suprimentos
Consolidar a Superintendência de Suprimentos do HUOC, planejando as aquisições e  reduzindo  os de insumos , medicamentos  e equipamentos.




QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023

ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
ESPECÍFICO
MAIOR
INFRAESTRUTURA

Consolidar do HUOC  atualizando rotineiramente  e incorporando novas necessidades para atender ao ensino em saúde e a assistência ao SUS.
Construir uma proposta de Plano Diretor  considerando o horizonte de até 10 anos.
Elaborar um Diagnóstico dos Serviços e da Infraestrutura predial e de equipamentos dos três hospitais.
Executar o Plano de Requalificação do HUOC 
Circulação de pessoas e veículos, sinalização e paisagismo
Projeto de distribuição dos espaços, sua ocupação e acesso assegurando conforto e segurança (monitoramento do acesso) em todos os ambientes.
Fazer articulação com o Condomínio e Conselho Gestor do HUOC,  visando pactuar um acordo sobre os temas.
Elabora o Projeto Executivo.
Avaliar a situação da climatização dos espaços ambulatoriais e hospitalares
Revisar as normas, avaliar o nível de criticidade em termos de climatização dos ambientes.
Elaborar projeto que assegure o funcionamento dentro das normas da saúde, por 10 anos das centrais de climatização.



QUADRO 1– AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
GERAL
MAIOR
RECURSOS HUMANOS
Aumentar o efetivo de servidores do Quadro Permanente
Disponibilizar um quadro jovem, motivado e preparado para trabalhar na modernização da Gestão
Trabalhar junto à Reitoria e às Unidades de Educação e Saúde a realização de concurso – um simplificado para atender a demanda emergencial e outro para reposição do Quadro
Qualificar continuamente profissionais da saúde (NS) e o quadro técnico administrativo
Pactuar com a Superintendência  um Plano de capacitação continuada
Negociar com a Reitoria a inclusão no Plano de Capacitação Docente e com a Pro Reitoria Administrativa o plano de capacitação para os servidores da área da saúde.
Fortalecer os Setores de Recursos Humanos dos três hospitais.
Avançar na estruturaçãodos Setores de Recursos Humanos do HUOC alterando-o do modo operacional atual para estratégico.
Apresentar estudos, objetivando a gestão por processos.
Apresentar o diagnóstico atual; redefinição dos processos de trabalho e apresentação de proposta organizacional.
Profissionalizar a gestão de pessoas
Instituir programa de sucessão e aposentadoria.
Apresentar programa de preparação para aposentadoria.
Capacitar servidores para substituições.
Melhorar a assistência a saúde para os servidores
Realizar articulações com a Superintendência do Complexo,  Associação e Sindicato dos Servidores, além do controle social do SUS.
Consolidar o Programa de Saúde Ocupacional dos Servidores, centralizado no HUOC.

QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
GERAL
MAIOR

Capacitar recursos humanos
Estabelecer política de capacitação de recursos humanos.
Instituir programa para divulgação dos valores dO huoc, com participação em pelo menos um curso.
Levantar necessidades de treinamentos apontadas por meio de pesquisa.
Elaborar plano de treinamento/desenvolvimentodo do HUOC com cronograma de implementação
Criar e oferecer oportunidades para educação permanente.
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Elaborar o Manual de Serviços
Normatizar as funções, os papeis e os fluxos do HUOC que ainda não dispõe de uma estrutura estabelecida e território definido de sua ação.
Contratar consultoria especializada para em processo de oficina, possibilitar a escuta dos atores e estabelecimento do modelo de ação e intervenção da Superintendência.
Adotar e implantar a Unificação e Informatização dos Prontuários
Implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente no HUOC
Buscar no mercado a solução mais adequada ao perfil do HUOC
Treinar médicos e enfermeiros no manuseio da plataforma.
Propor aos Gestores Executivos o Programa de Capacitação e estabelecer cronograma de implantação da plataforma.




QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
GERAL
MAIOR
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Adotar Sistema de Informações para Monitoramento do desempenho com adoção de Indicadores de Eficiência
Manter os resultados do Sistema disponível em páginas para conhecimento da sociedade – compromisso com a transparência e possibilitar o monitoramento dos indicadores estabelecidos na Portaria MS 2352 /2004
Desenvolver um Plano de Informação ouvido o NCTI/UPE e as Unidades de Educação para que o sistema responda eficientemente à diretrizes institucionais e dos Planos de Trabalhos dos Gestores Executivos.
Fortalecer canais de comunicação com pacientes e acompanhantes.
Ações de ouvidoria como ferramenta de gestão:
Criar e/ou fortalecer as formas de comunicação.
Gerar relatórios gerenciais com indicadores estratificados por áreas de cada hospital e tipos de notificações.
Apresentar modelo de relatório para os hospitais e implementar reuniões de análise crítica.
Formas escritas e eletrônicas por meio de jornal, Circuito Fechado de TV e internet.
Implantar o CALL CENTER – Agendas Unificadas no Sistema MV, com a centralização do agendamento de consultas e procedimentos; Registro de consultas de ambulatório em um único sistema de informação; iniciar agendamento de consultas por telefone; Normas para realização dos agendamentos de consulta e procedimentos e conhecimento da produtividade por médico.



QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÕES DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
ESPECÍFICO
MENOR CRITICIDADE
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Acompanhar o processo de Certificação e Contratualização do HUOC
Manter permanente acompanhamento do processo de certificação e contratualização
Divulgar o desempenho do hospital em relação ao atingimento das metas físicas, financeiras e de qualidade fixadas no Contrato de Gestão junto à SES.
Divulgar Programa de TELESSAUDE
Apoiar ações de divulgação.
Divulgar nos meios de comunicação com a comunidade acadêmica as atividades, inserindo-se no esforço de consolidação e ampliação do Programa.
ENSINO

Fortalecer os programas de residências médicas, de enfermagem e nutrição do HUOC
.

Cursos multidisciplinares.
Atender às exigências da Comissão Nacional de Residência Médica e das comissões das outra áreas de saúde, objetivando o adequado funcionamento do HUOC como campo de prática do aprendizado.
Fomentar a função acadêmica das Unidades de Saúde e Ensino.
Incentivar a disseminação e troca de experiências exitosas como a articulação NATS/UNIPECLIN, estimulando a integração de diferentes profissionais e ampliando o conhecimento científico entre todos.
Integrar o Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (NATS) que que trabalha com a UNIPECLIN, aproveitando o processo de integração dos diferentes profissionais e ampliando o conhecimento científico.

QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2013 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
ESPECÍFICO
MENOR CRITICIDADE
ENSINO
Valorizar a Gestão em Saúde
Assegurar experiência em na Gestão e na formação
Assegurar espaços de formação para os alunos de Saúde Coletiva
ENSINO
Ampliar o Plano de Capacitação docente, nele incluindo a linha de Docência no Ensino Superior da Saúde.
Negociar junto a PRO REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA a ampliação do Plano de Capacitação para quadro de nível superior da saúde
Identificar necessidade de titulação e de novas capacitações para o quadro de nível superior da saúde.

Estudar e identificar a demanda e as necessidades

Identificar junto aos profissionais médicos e outras categorias suas demandas em relação ao fortalecimento  de suas competências para atuar como preceptor
Participar das articulações com as IES da região que são realizadas através da CIES.
 Incorporar as linhas de capacitação para atende as demandas dos profissionais da Unidade de Saúde e Educação
Realizar programa de capacitação
Difundir entre os preceptores as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde
Realizar oficinas para discutir as Diretrizes

Incentivar a participação em encontros pedagógicos das Unidades de Educação  na área de saúde

Promover intercâmbio
 Associar-se a outros centros de reconhecida competência para promover intercâmbio
Conhecer o Programa de Intercâmbio da Reitoria
Identificar Recursos Financeiros para custear programa de intercâmbio


QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023 (continuação)

ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
LINHAS DE ABORDAGEM
GRAU DE CRITICIDADE
AÇÕES
ESPECÍFICO
MENOR CRITICIDADE
ENSINO
Capacitar preceptores
Incentivar programas de educação permanente para formar preceptores em cumprimento da Portaria do Ministério da Saúde  nº 1248 de 24 06 2013-
Viabilizar o aperfeiçoamento dos preceptores na orientação dos alunos e profissionais de saúde na execução de atividades de ensino, pesquisa voltados para avaliação de novas tecnologias em saúde, ensino e  pesquisa
PESQUISA
Fortalecer a UNIPECLIN
Fortalecer o papel da UNIPECLIN nas 3 Unidades de Saúde e Ensino
Sistematizar o cadastro de projetos de pesquisa submetidos e aprovados, que envolvam as Unidades de Saúde e Educação como campo de pesquisa.
Financiar a Pesquisa
.Identificar linhas prioritárias de interesse do SUS
Criar fundo de pesquisa para projetos de interesse do SUS e estabelecer regras para sua implantação e estratégicas de sustentação
Requalificar, ampliar e integrar o Laboratório Central do HUOC aos demais laboratórios das unidades do Complexo Hospitalar
Participar do o projeto, visando fortalecer a rede interna de laboratórios.
Criar uma rede interna de laboratórios integrados servindo a múltiplos projetos,
Fomentar a base social e tecnológica em saúde e da comunidade acadêmica
Estimular a produção de patentes
Internalizar os avanços tecnológicos na área de saúde (produção científica e assistência)
Possibilitar a vivência dos profissionais do HUOC em ambientes que utilizam tecnologias de ponta
Fomentar a base social e tecnológica em saúde e da comunidade  acadêmica

Estimular a produção de patentes
Desenvolver ações de difusão de novas tecnologias
Desenvolver  tecnologias próprias na Assistência
Incentivar a pesquisa e a extensão voltadas para uso da evidência científica na tomada de decisões na assistência.
Viabilizar a participação em congressos e eventos científicos estimulando a produção científica

Sensibilizar a comunidade científica e assegurar os meios necessários





       VISÃO DE FUTURO

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) tem por visão estratégica "Estar entre os hospitais de maior nível de acreditação do País, elevando a confiabilidade perante a comunidade hospitalar e a sociedade", conforme plano estratégico elaborado com a consultoria da Deloitte, em 2008.  Acreditamos que, passados seis anos, a assertiva ainda seja verdadeira, considerando todo histórico de  crescimento um tanto desordenado do hospital, incorporando novos serviços  e mudando o seu perfil assistencial.
O HUOC, nascido sob a égide da assistência à doenças infectocontagiosas, baluarte no combate às epidemias que grassavam em Pernambuco na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, aos poucos incorporou a cirurgia cardiotorácica como diferencial.  A cardiologia hipertrofiou-se no HUOC  durante as três últimas décadas do século passado, porém, com o surgimento do Ponto Socorro de Cardiologia - PROCAPE, o nosso nosocômio despiu-se de sua característica de hospital de especialidade  e reencontrou a sua vocação de hospital de clínicas da Universidade de Pernambuco, campo de prática da graduação e pós-graduação dos diversos cursos da área de saúde. Dessa forma, o futuro do nosso hospital deverá ser  orientado para a consolidação como autêntico  espaço de multidisciplinaridade na assistência permeado pela integração com o ensino.  Este deverá ser o nosso fóco no presente e no futuro em sintonia com a mudança também observada na formação do profissional médico, mais generalista e menos especialista.
A inserção do HUOC no Sistema Único de Saúde-SUS, materilizada em contratualizações que vem ocorrendo desde 2005, coloca o nosso hospital como unidade de referência terciária no sistema hierarquizado de saúde, deverá ser aprimorado progressivamente com a incorporação de serviços e tecnologias que demonstrem plena viabilidade do ponto de vista de custo/efetividade ou que tem especial interesse em face ao caráter acadêmico de nossa instituição. Para tanto, torna-se necessário repactuar metas físico-financeiras anualmente através da Secretaria Estadual de Saúde -  SES, o que certamente acarretará uma maior regulação pelo Gestor Público Estadual, devendo ser garantido em contra-partida, não só o referenciamento da clientela mas também o contra-referenciamento, reduzindo a pletora de pacientes no hospital e criando oportunidade para o acolhimento de novos pacientes.
A consolidação da Unidade de Pesquisa Clínica (UNIPECLIN), integrada à rede Nacional de Pesquisa Clínica, é essencial para dinamizar as atividades de pesquisa no HUOC e garantir as condições necessárias para o seu funcionamento. Para tanto, torna-se necessário integrá-la aos demais serviços que realizam pesquisa na UPE e garantir o pleno funcionamento do seu ambulatório de pesquisa.  Assim, será possível ampliar as atividades científicas do  hospital e realizar o salto de qualidade nas publicações produzidas no HUOC.
Como coordenar múltiplos projetos e garantir bons resultados institucionais? Como fazer para que as expectativas individuais e setoriais conduzam o HUOC para concretizar a sua Missão e Visão?  Para vencer tais desafios o HUOC necessita utilizar o planejamento, que estabelece as prioridades para onde serão canalizados os recursos do hospital. Ao mesmo tempo, reconhecer que todos os servidores que compõem  a comunidade interna podem e devem participar ativamente deste processo, visando construir e implementar uma gestão por resultados.
Assim, o desenvolvimento de um Plano de Gestão que esteja sincronizado com  a  Proposta de Linhas de Ações da Superintendência do Complexo Hospitalar da UPE  é fundamental para incorporar nortear as nossas ações.  As estratégias em destaque no Plano de Gestão representam os diferenciais que posicionam o HUOC no cenário da saúde como uma instituição pública de referência. É importante também garantir nesse processo  a preservação dos nossos valores institucionais baseados na ética, qualidade, trabalho em equipe, conhecimento e compromisso.
Para atingir os nossos objetivos estratégicos torna-se necessário trabalhar de forma integrada com a Superintendência do Complexo Hospitalar da UPE  e, dessa forma, com a própria administração da Universidade e do controle social exercido pelo Conselho Administrativo do Complexo Hospitalar. No plano interno, é essencial garantir o apoio do corpo clínico do hospital, servidores e do Conselho Local do SUS. Dessa forma, poderemos chegar à próxima década com um hospital fortalecido e plenamente sintonizados com as necessidades  do nosso tempo.



REFERÊNCIAS DAS FONTES CONSULTADAS

HUOC- Plano Operativo Anual – 2012 / 2014
HUOC – Proposta de Requalificação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC. 2012
DATASUSMS
CNES/MS
PROPOSTA DE AÇÕES DA SUPERINTENDÊNCIA DO COMPLEXO HOSPITALAR DA  UPE




  
                              

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