PLANO DE GESTÃO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ
DA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Para habilitação ao cargo de Diretor Geral
de acordo com os termos do Edital de Busca
BENTO JOSÉ BEZERRA NETO
RECIFE
Maio, 2014
SUMÁRIO
1.
APRESENTAÇÃO
2.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL
·
HUOC
ESTRUTURA FÍSICA
EQUIPAMENTOS
RECURSOS HUMANOS
PANORAMA FINANCEIRO
3.
VISITAS TÉCNICAS
3.1.
HUOC
4.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
4.1.
FACILIDADES
5. PROPOSTAS DA DIRETORIA DO HUOC
10. ENSINO E PESQUISA NOS HOSPITAIS E A
ARTICULAÇÃO COM AS FACULDADES
11. O CENÁRIO FUTURO - CONCLUSÃO
APRESENTAÇÃO
A presente Proposta de Plano
de Gestão para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz foi elaborado no período de vinte dias em
atendimento às exigências do Edital de Busca de Candidato de Diretor Geral do
HUOC da Universidade de Pernambuco -
Nesse período exíguo, foi
possível conhecer parte da realidade deste hospital, seu papel como Unidade de
Ensino e Saúde no cenário socioeconômico de Pernambuco, sua contribuição ao
fortalecimento do SUS. Nesse contexto,
esta Proposta de Plano de Gestão não se constitui um documento acabado. Será
aperfeiçoado ao longo do período da gestão, de até 4 anos, a partir das
contribuições dos parceiros e sempre para otimizar o aproveitamento da
capacidade instalada de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde
(SUS), para incrementar as ações de ensino,
pesquisa e extensão nas Unidades de Educação, na área de saúde da UPE, e
propiciando a implementação das políticas inclusivas do Ministério da Saúde e
da Educação no estado.
As informações para
subsidiar este Plano de Gestão foram levantadas em diversas fontes. Aquelas
referentes ao atendimento ambulatorial e hospitalar do HUOC , no período de
janeiro de 2008 até maio de 2013, fizeram uso dos dados disponibilizados pelo
Ministério da Saúde. Para explicitar dados e informações relativos a avaliações
internas foram utilizados o Relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA),
os levantamentos para subsidiar a Contratualização – Proposta de
Requalificação, e as visitas técnicas às Unidades de Saúde e entrevistas com
seus gestores.
Este documento é apresentado
em 3 capítulos, observando o Anexo IV C do Edital de Busca e Seleção de
Candidatos ao Cargo de Diretor do HUOC da UPE:
Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Elaboração do Plano.
A Proposta tem o objetivo
apresentar um Plano de Gestão a ser implementado, em um período de até 4 anos,
em sintonia com o Plano Estratégico da Superintendência do Complexo Hospitalar
da UPE, instância criada pela Resolução 18 do Conselho Universitário, e tem por
foco a superação das limitações hoje encontradas e que potencializem as
fortalezas reconhecidamente presentes nas três Unidades de Saúde e Educação da
UPE – CISAM, HUOC e PROCAPE.
Com essa visão, a Proposta
contempla iniciativas para:
a.
concepção e operacionalização de programa de
desenvolvimento do quadro de servidores, com base em uma planejamento de
educação continuada;
- concepção
e implantação de um sistema de informação e comunicação neste incluídos a
racionalização dos processos de trabalho, o monitoramento das ações, o
acompanhamento e avaliação dos resultados; e o desempenho dos
trabalhadores;
- manutenção
do diálogo e transparência da gestão através de manutenção de meios de
comunicação e de canais de informação e diálogo entre as três Unidades de
Saúde que integram o Complexo, com os Ministérios da Saúde e da Educação,
com a Secretaria Estadual de Saúde, com a Rede SUS no estado, com as
organizações de Controle Social, com as representações das categorias dos
diferentes profissionais que trabalham no complexo, com as representação
dos servidores e com as Unidades de Educação em saúde e nesse diálogo
atender as orientações e demandas de seus projetos político pedagógico.
- elaboração
dos Manuais de Serviço sintonizados
à realidade do Complexo Hospitalar contemplando a assistência, o ensino, a
pesquisa e a base legal e normativa que dão suporte à operação do
Complexo,
- plano
de recuperação e manutenção da infraestrutura física pactuado com as
Unidades de Educação e Saúde que integram o Complexo Hospitalar,
deterioradapela progressiva pressão getada pelo aumento da demanda seja
pelo crescimento vegetativo da população seja pela expansão dos cursos de
saúde da UPE.
A proposta deste Plano de
Gestão do HUOC da UPE orienta-se pelos princípios e compromissos com o trabalho
coletivo, a ética, a responsabilidade e a transparência no exercício da função
pública.
I.AVALIAÇÃO DO OBJETO ESTUDADO:
I.1.DIAGNÓSTICO
DA SITUAÇÃO DA UNIDADES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UPE
O Hospital
Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) é unidade integrante da Universidade de Pernambuco diretamente ligada à Superintendência do
Complexo Hospitalar da UPE, ao lado do Centro Integrado de Saúde Amaury de
Medeiros-CISAM, Pronto Socorro
Cardiológico de Pernambuco-PROCAPE. O diagnóstico que se apresenta a seguir, de
cada uma delas, transcreve parte do Relatório de Atividades da Universidade de
Pernambuco (UPE) de 2012, Plano Operativo Anual do HUOC para 2014,
complementado com dados do Setor de Contas Médicas do HUOC.
I.1.1 BREVE HISTÓRICO
O Hospital
Universitário Oswaldo Cruz – HUOC/UPE sucede ao Hospital Santa Águeda, fundado
em 1884 e referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. Em 1925 foi
denominado Hospital Oswaldo Cruz e na década de 1940 tornou-se também referência em cirurgia torácica, destacando-se por ter sido pioneiro no Norte e Nordeste na realização de pneumectomia
e cirurgia cardíaca.
Em 1964 tornou-se
Hospital das Clínicas Oswaldo Cruz da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco
- FESP e campo de prática da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade
de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) . Em decorrência da instituição da Universidade de Pernambuco
(UPE) pela Constituição Estadual em 1989
e de acordo com o seu estatuto aprovado em 2007 e revisto em 2008, passou a unidade de saúde a chamar-se
Hospital Universitário Oswaldo Cruz - HUOC e a área onde funcionam o HUOC e
quatro das Unidades de Educação em saúde passaram a integrar o Campus Santo
Amaro da Universidade de Pernambuco.
O HUOC é certificado
como Hospital de Ensino de acordo com a Portaria Interministerial Nº.
2.378/MS/MEC de 26 de outubro de 2004, Portaria Interministerial Nº.
1.704/MS/MEC de 17 de agosto de 2004 e Portaria Interministerial Nº. 3.016 de
27 de novembro de 2006, que altera a redação do art. 2º, das anteriores. A
renovação dessa certificação ocorreu em setembro de 2008 e está prestes ocorrer neste ano, após atender
exigências da comissão de avaliação em realizou visita ao hospital em setembro de 2013.
Em
abril de 2005 foi firmada Contratualização com Sistema Único de Saúde,
através da Secretaria Estadual de Saúde
– SES, convênio nº 523/2005,
pactuando-se o papel do HUOC na Rede Assistencial do Estado de Pernambuco, onde
foi considerado o perfil assistencial do hospital, a inserção na Rede, o
desenvolvimento de pesquisa e tecnologias para a área de saúde e na formação de
profissionais e a qualificação do processo de gestão.
Em
2008, nova Contratualização estabeleceu um novo Plano Operativo Anual (POA) com
modificações de metas física e financeira. Desde
então, o POA vem sendo atualizado, com o concurso da Comissão de
Acompanhamento da Contratualização com vistas ao fortalecimento dos acordos
contidos no Termo de Compromisso estabelecidos no convênio nº 523/2005, tendo como marco de referência
às diretrizes do Pacto pela Saúde de 2006 (Portaria/GM n o. 399/2006). A mais
recente contratualização ocorreu em dezembro de 2013 para vigência a partir de
2014, tendo sido pactuada novas metas físicas e financeiras e introduzido nova sistemática de controle e
avaliação que deverá trimestralmente.
I.2 ORGANOGRAMA ATUAL
Detém
tecnologia de ponta e a ação assistencial em procedimentos de média e alta
complexidade dar-se através de atendimentos ambulatoriais, internamentos,
urgência/emergência referenciada e, serviços de apoio diagnóstico e
terapêutico, com a garantia do princípio da integralidade e dos sistemas de
referência e contra – referência, concretizados a partir da estruturação de
linhas de cuidado de atenção diagnóstica e terapêutica especializada. Em 2010,
mediante convênio firmado, em 2008, com o Instituto Nacional do Câncer (INCA)
seu Serviço de Oncologia vem, sendo ampliado e qualificado, caracterizando-se
como importante referência para diagnóstico e tratamento de câncer em
Pernambuco.
O HUOC participa de “Projeto
Piloto de Hospitais Sentinelas”, em convênio com a Agência Nacional de
Vigilância Sanitária – ANVISA, desde 2004 e do Programa “Pernambuco sem Dor”,
destinado a pacientes oncológicos com dor crônica. A unidade também acolhe o
Programa Nacional de Humanização através do Projeto “Arte na Medicina” em
parceria com as Unidades de Educação do campus Santo Amaro.
O
HUOC/UPE atua de forma integrada do Sistema Único de Saúde e é classificado
como Centro de Referência Hospitalar Regional em atendimento ambulatorial para
portadores com HIV/AIDS, com cerca de 500 consultas/mês (maior do Estado), além
de referência estadual no atendimento de doenças infecciosas e parasitária,
clínica médica, reumatologia, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia
pediátrica, dermatologia, psiquiatria, geriatria, pediatria, cuidados
paliativos, urologia, ortopedia, reumatologia, no tratamento da
obesidade/mórbida, nefrologia, cirurgias videolaparoscópicas, pneumologia,
gastroenterologia, assistência integral à saúde do idoso, infusão em
imunobiológicos e centro de referência em imunobiológicos especiais (CRIE) -
vacinas.
I.4. CAPACIDADE INSTALADA
I.4.1 INFRAESTRUTURA
O HUOC/UPE possui 18.000 m² de estrutura
física construída, com 5.200
m² de área suplementar destinada ao ensino, pesquisa e
extensão, com circulação diária nas suas dependências em torno de 5.000 a 6.000
mil pessoas. Para assegurar a qualidade ambiental e evitar falta de energia o
HUOC dispõe de climatização central e gerador. Adota procedimentos de coleta
seletiva de rejeito de resíduos biológicos e comuns
O HUOC tem uma capacidade
instalada de 407 leitos, dos quais 334 estão ativos , todos destinados ao o usuário do
SUS e encontram-se assim distribuídos: 31% para Cirurgia, 41%
para Clínica, 19% para Complementares (Infecciosa, UTI Pediátrica e UTI
Adulto), 5% para Pediatria (Cirúrgica e Pediátrica), 5% para outras
Especialidades (Crônicos, Pneumologia Sanitária e Psiquiatria), 4% para Hospital
Dia. Para atendimento ambulatorial há 73
consultórios, e 10 leitos na sala de recuperação
I.4.2
RECURSOS HUMANOS
Para a
efetivação das suas atividades assistenciais e outras, o Hospital conta com um quadro
de 2.133 servidores, dos quais 1.477 (69.24%) são do quadro da UPE, 327 (15.33%)
são contratados terceirizados e 329 (15.42%) estão à disposição desta
universidade. Do total de servidores, 727 (34.08%) são de nível superior, 1.294
(60.66%) de nível médio e 112 (5.26%) de nível elementar.
QUADRO 1- DISTRIBUIÇÃO, SEGUNDO SITUAÇÃO FUNCIONAL, DOS SERVIDORES
POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE – HUOC 2014
ESCOLARIDADE
|
UPE
|
À DISPOSIÇÃO
|
TERCEIRIZADO
|
TOTAL
|
|||||
Nº.
|
%
|
Nº.
|
%
|
Nº.
|
%
|
Nº.
|
%
|
||
Nível Superior
|
527
|
35.68
|
200
|
60.80
|
-
|
-
|
727
|
34.08
|
|
Nível Médio
|
857
|
58.03
|
110
|
33.44
|
327
|
100
|
1.294
|
60.66
|
|
Nível Elementar
|
93
|
6.29
|
19
|
5.76
|
-
|
-
|
112
|
5.26
|
|
TOTAL
|
1.477
|
100.0
|
329
|
100.0
|
327
|
100.0
|
2.133
|
100.0
|
|
Fonte: Plano Operativo Anual
Atualizado pelo Setor de RH do HUOC
O déficit de recursos humanos no HUOC passou de 667 em 2012 para 734 em 2013, segundo dados do próprio hospital e levantamento realizado pela própria SES, a pedido da UPE, identificou um déficit de 798 em 2013. Por conta disto, o hospital teve que contratar temporariamente médicos para plantões no período 2012/2013 e conseguir autorização para pagamento de plantões-extras para médicos e profissionais de enfermagem. Através de concurso público e seleção simplificada realizadas no ano de 2013, tivemos a aprovação de 95 médicos e 265 profissionais de outras categorias, totalizando 360 servidores, dos quais 42 ainda não assumiram. Atualmente há um déficit estimado de 438 servidores nas diversas categorias no HUOC, sobrecarregando os funcionários nas suas atividades, criando lacunas nas escalas de plantões e limitando a concessão de férias em alguns setores, agravado com as perdas de servidores por aposentadorias, exonerações e falecimentos, como pode ser observado no quadro abaixo.
Quadro 2 : PERDAS DE RH DO HUOC (2010-2013)
ANO
|
EXONERAÇÃO
|
APOSENTADORIA
|
ÓBITOS
|
TOTAL
|
2010
|
09
|
07
|
02
|
18
|
2011
|
25
|
14
|
04
|
43
|
2012
|
17
|
15
|
03
|
35
|
2013
|
10
|
20
|
03
|
33
|
TOTAL
|
61
|
56
|
12
|
129
|
Fonte: Plano Operativo Anual
Atualizado pelo Setor de RH do HUOC
1.4.3 RECURSOS FINANCEIROS
A principal fonte de receita do HUOC são os recursos
repassado pelo SUS, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES), pactuados na
Contraturalização. As metas referem-se à
assistência ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade no Estado de
Pernambuco de acordo com a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses,
Próteses e Materiais Especiais do SUS, com execução prevista para o período de
doze meses, e processada nos sistemas de informação do Ministério da Saúde e
publicada no site da Secretaria Estadual de Saúde, mensalmente, conforme
calendário previamente divulgado pelo Ministério da Saúde.
O componente
pós-fixado, que corresponde aos Procedimentos de Alta Complexidade e FAEC
(Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), será repassado à contratada, a
posteriori, (pós-produção, aprovação, processamento e apenas concomitantemente
à respectiva transferência financeira), de acordo com a produção mensal
aprovada pela SES, até o limite de transferência do FNS, respeitado,
similarmente, o limite estadual para as modalidades de Alta Complexidade e
FAEC, conforme programação disposta no Plano Operativo Anual. A parcela
pré-fixada anual (média complexidade + incentivos) importa em R$ 44.441.893,40 /ano, a ser
transferida ao hospital em 12 parcelas fixas de R$ 3.084.648,23,
conforme discriminado, e oneram recursos do Fundo de Saúde da Secretaria. Com a
nova contratualização com o SUS, a partir deste ano de 2014, os recursos totalizarão
R$ 80.600.6337,12 /ano ou R$ 6.716.719,76 /mês. As despesas fixas do HUOC
totalizam atualmente R$ 3.053.240,90/mês, acrescido de despesas com serviços
hospitalares de media e alta complexidade
que até agosto de 2013 consumiam
R$ 2.992.000,00 /mês, restando pouca margem financeira para investimentos.
Quadro 3- Faturamento HUOC para o SUS
Janeiro 2013 - Fevereiro
2014
2013
|
2014
|
|||
Anual
|
Mensal
|
Anual
|
Mensal
|
|
Média
Complexidade (fixo)
|
33.497.004
|
2.791.417
|
6.169.276
|
3.084.648
|
Alta Complexidade
|
27.511.141
|
2.292.595
|
2.559.204
|
1.279.602
|
Total
|
61.008.145
|
5.084.012
|
8.728.480
|
4.364.250
|
Quadro 4- Despesas fixas HUOC
Serviços
|
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Total
|
Água
|
99.439,33
|
51.620,69
|
151.060,02
|
|
Energia
|
258.796,61
|
120.420,98
|
123.850,96
|
503.068,55
|
Telefonia
|
27.164,80
|
11.959,03
|
39.123,83
|
|
Vale
Transporte
|
82.590,34
|
82.613,08
|
70.963,66
|
236.167,08
|
Estagiários
|
179.225,00
|
89.612,50
|
89.612,50
|
358.450,00
|
Limpeza
Hospitalar e Manutenção Predial
|
878.834,54
|
415.624,76
|
415.624,76
|
1.710.084,06
|
Refeições
|
572.722,91
|
572.722,91
|
||
Apoio
Técnico Administrativo
|
504.164,30
|
252.082,15
|
756.246,45
|
|
Resíduo
Hospitalar
|
59.110,52
|
20.544,51
|
79.655,03
|
|
Serviços
Médicos
|
128.975,00
|
124.795,00
|
128.975,00
|
|
Vigilância
|
314.765,26
|
163.229,87
|
477.995,13
|
|
Repasse
|
1.368.792,06
|
1.342.009,79
|
1.331.041,79
|
4.041.843,64
|
Repasse
|
26.082,76
|
26.082,76
|
26.082,76
|
78.248,28
|
Repasse
|
8.694,25
|
8.694,25
|
8.694,25
|
26.082,75
|
Total
|
4.509.357,68
|
2.709.289,31
|
2.065.870,68
|
9.159.722,73
|
I.5. ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Na produção de serviços da internação o HUOC no
período janeiro/2008 a maio/2013, verificou-se que melhor
desempenho do HUOC no internamento é na especialidade de Oncologia, sendo hoje
a sua maior vocação. O procedimento clínico mais frequente na internação,
seguida das internações para quimioterapia contínua foi a intercorrência
clínica em pacientes oncológicos. Quanto à cirurgia, o procedimento mais
frequente é o tratamento com cirurgias múltiplas. caracterizado como
procedimento realizado em conjunto pela mesma equipe ou equipes distintas,
aplicados a órgão único ou diferentes órgãos localizados em região anatômica
única ou regiões diversas, devidos a
diferentes doenças, executados através de única ou várias vias de acesso e
praticados sob o mesmo ato.
Em relação ao nível de
complexidade de procedimentos, HUOC
realiza ainda muito mais procedimentos caracterizados como de média que de alta
complexidade (Fig. 1/7). Constituem áreas de alta complexidade habilitadas pelo
Ministério da Saúde e registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de
Saúde (CNES): AIDS, hepatologia,
cirurgia bariátrica, cirurgias de cataratas/transplante de córnea-esclera, cirurgia buco-maxilo-facial, unidades de
terapia intensiva tipo II, ortopedia, captação e doação de órgãos e
transplantes hepáticos, acompanhamento pós-transplante, cirurgia bariátrica e
cirurgia plástica reparadora. Complementam o elenco, a oncologia clinica e
cirúrgica (adulto e infantil), quimioterapia (adulto e infantil) e radioterapia
Figura 01
Fonte: Datasus/MS
Como pode ser observado na
Fig. 1, o atendimento de Média Complexidade no ambulatório do HUOC é expressivamente maior que da Alta
Complexidade, (Figura 11) sendo necessária uma estratégia para alterar este
comportamento nos três Unidades de Saúde e Educação da UPE:
Figura 1
Fonte: Datasus, MS.
Quadro 7 - Quantitativo no HUOC de Consultas Ambulatoriais por
Especialidade Médica e Outras
Especialidades, em 2012 e 2013
|
||||||
ClÍnicas
|
2012
|
Média
Mensal |
2013
|
Média Mensal
|
||
Atendimentos
Médicos
|
187.856
|
15.654
|
155.958
|
12.996
|
||
Buco-Maxilo-Facial
|
884
|
73
|
1.838
|
153
|
||
Assistencia Social
|
22.352
|
1.862
|
20.956
|
1.746
|
||
Enfermagem
|
41.665
|
3.472
|
1.034
|
86
|
||
Fisioterapia(sessões)
|
18.957
|
1.579
|
24.573
|
2.047
|
||
Fonoaudiologia
|
3.332
|
277
|
1.023
|
85
|
||
TOTAL
|
275.046
|
22.920
|
205.382
|
17.115
|
||
Fonte:
HUOC
|
||||||
Tabela
1 - Quantitativo no HUOC de Exames/Procedimentos Realizados para Diagnóstico,
em 2012 e 2013
|
|||
Exames/Procedimentos
Realizados
|
2012
|
2013
|
|
Biópsia Óssea
|
63
|
29
|
|
Outras Biópsias - Ambulatoriais
|
1.933
|
1.874
|
|
Colonoscopia
|
591
|
510
|
|
Endoscopia Ambulatorial
|
283
|
3911
|
|
Exame Citopatológico
|
1.489
|
1.789
|
|
Exame de Pneumologia
|
3.369
|
3.706
|
|
Exames Citopatológicos
Cérvico-Uterino
|
1.469
|
829
|
|
Diagnóstico por imagem
|
43.130
|
40.610
|
|
Métodos Gráficos (ECG e EEG)
|
6.699
|
9.419
|
|
Exames Laboratoriais (Ambulatório)
|
542.789
|
675.248
|
|
Coleta de Material por Meio de
Punção/Biópsia
|
1.469
|
3.692
|
|
Exames Anatomopatológicos
|
11.908
|
14.272
|
|
Procedimentos de Oftalmologia
|
11.076
|
14.324
|
|
Procedimentos de Urologia
|
473
|
762
|
|
Urofluxometria
|
216
|
184
|
|
Hemotransfusões (Internações)
|
7.842
|
7.306
|
|
TOTAL
|
634.799
|
778.465
|
|
Fonte: HUOC
|
Tabela 2 - Quantitativo no HUOC de
Internamentos em 2012 e 2013
|
||
Denominação
|
Quantidade
|
Quantidade
|
2012
|
2013
|
|
Clínica Cirúrgica
|
5.026
|
4.845
|
Clínica Médica
|
5.496
|
7.409
|
Total de Internamentos
|
10.522
|
12.254
|
Fonte: HUOC
|
Tabela 3 - Quantitativo no HUOC de Diárias em UTI em 2012 e 2013
|
||
Procedimentos
|
Quantidade
|
Quantidade
|
2012
|
2013
|
|
UTI-Adultos
|
93
|
3.828
|
UTI-Pediátrica
|
50
|
1.835
|
TOTAL
|
143
|
5.663
|
Fonte: HUOC
|
Tabela 8 - Quantitativo no HUOC de Atendimentos de
Quimioterapia de 2011 a 2013
|
|||||||||
Procedimentos
|
2011
|
2012
|
2013
|
||||||
Quimioterapia
|
Adulto - CEON
|
23.602
|
25.232
|
22.994
|
|||||
Infantil - CEONHPE
|
2.131
|
4.711
|
4.395
|
||||||
Hormônioterapia de Mama
|
7.838
|
8.418
|
5.205
|
||||||
Hormônioterapia de Próstata
|
6.764
|
7.483
|
6.687
|
||||||
TOTAL
|
45.588
|
45.844
|
39.231
|
||||||
Fonte: HUOC
|
|||||||||
Tabela
9 - Quantitativo de Radioterapia
|
|||||||||
Denominação
|
Quantidade
|
||||||||
2011
|
2012
|
2013
|
|||||||
Radioterapia
- Curativos
|
14.860
|
13.818
|
11.497
|
||||||
Fonte:
HUOC
|
|||||||||
Tabela
10 - Quantitativo no HUOC de Cirurgias Realizadas de 2011 a 2013
|
|||
Procedimentos
|
Quantidade
|
||
2011
|
2012
|
2013
|
|
Cirurgias
Eletivas ou Urgencias
|
2.480
|
2.241
|
4.845
|
Cirurgias
Ambulatoriais
|
7.960
|
7.935
|
3.744
|
TOTAL
|
10.440
|
10.176
|
8.589
|
Fonte:
HUOC
|
Tabela
11 - Quantitativo no HUOC de Transplante de Órgãos, Tecidos e
Células, de 2011 a 2013
|
|||
Denominação
|
Quantidade
|
||
2011
|
2012
|
2013
|
|
Acompanhamento
de paciente pós-transplante
|
3.364
|
3.987
|
1.239
|
TOTAL
|
3.364
|
3.987
|
1.239
|
Fonte:
HUOC
|
I.6 CONTROLE SOCIAL
O controle social do HUOC é exercido pelo
Conselho Gestor Local do SUS, no qual a gestão participa com quatro membros
titulares e igual número de suplentes, cujas reuniões são mensais. Os demais
participantes são os representantes dos trabalhadores de saúde e dos usuários,
totalizando 16 membros titulares e igual número de suplentes.
A Ouvidoria Setorial do HUOC é outra
instância de controle social, veiculando diversas demandas de usuários,
verificando-se lentidão nos pronunciamentos dos setores demandados.
ANÁLISE DE CENÁRIOS
A instituição do Complexo Hospitalar da Universidade de
Pernambuco (HUOC) trouxe um olhar diferenciado para os nossas unidades
hospitalares, especialmente para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz
(HUOC), por tratar-se da unidade de
maior porte e também a mais antiga. Dessa forma, passamos a ter um nível de
gerenciamento mais próximo que certamente haverá de cumprir a sua missão de
monitorar, acompanhar e fiscalizar todo o Complexo. Assim, ganhamos um aliado
para reforçar a gestão, corrigir possíveis distorções e proporcionar interface
com as demais instâncias administrativas da UPE.
O Conselho Administrativo do Complexo Hospitalar é uma
instância colegiada privilegiada para o HUOC, onde temos a oportunidade de
dialogar com as demais unidades de educação e saúde da universidade, a Reitoria
e com três secretarias estratégicas para os hospitais: Secretaria de Ciência e
Tecnologia (SECTEC), Secretaria estadual de Saúde (SES) e Secretaria de Administração (SAD). Por outro lado, as mudanças que
inevitavelmente ocorrerão nos próximos anos nas equipes gestoras dessas
secretarias representam ameaças no ambiente externo para a consecução dos
nossos objetivos.
Internamente, o novo organograma que está se desenhando no
Hospital, a partir da criação de cinco superintendências (médica, enfermagem,
engenharia, administração/finanças e suprimentos), nivelando o HUOC com as
mesma estrutura organizacional dos hospitais próprios do Estado, significa um
fortalecimento para a gestão
hospitalar. Além disso, ao superarmos a
lacuna gerada pela última crise do hospital que culminou com o afastamento do
último diretor, criamos elementos
positivos para melhorar o clima organizacional do hospital. Ao lado disso, a chegada de recursos humanos
, através de concurso e seleção simplificada, e as reformas de recuperação da
estrutura predial do HUOC, tem aumentado a autoconfiança de todos na
viabilidade da instituição e facilitação para o processo de gestão.
Por outro lado, não podemos desconhecer que temos dificuldades
históricas representadas por uma
estrutura muito antiga e repleta de problemas, distribuídas de forma
horizontalizada e, às vezes, desconexas, uma comunicação interna muito fragil,
um quadro de funcionários muito antigo e desmotivado, além de um corpo
gerencial muito restrito pela falta de estímulo, inclusive financeiro, para
compartilhar as atribuições administrativas. Além disso, temos que conviver com
um processo administrativo moroso por conta da extrema burocratização a que
estão submetidas o setor público brasileiro, principalmente no concernente
à aquisição de insumos, medicamentos e
equipamentos. Essa realidade representa uma fragilidade para a gestão na medida
em que deixam de ser asseguradas as ferramentas de gestão para responder às
demandas geradas no hospital com a necessária rapidez.
Externamente,
deparamos com uma demanda reprimida do Sistema Único de Saúde que sobrecarregam
todos as unidades de saúde brasileiras,
um sistema hierarquizado de ações que não funciona efetivamente nos dois
sentidos - referenciamento e contra-referenciamento , nível de regulação ainda
insatisfatório e a conhecida situação de subfinanciamento do sistema de saúde.
Além, disso o HUOC , por ser hospital de ensino têm convivido com histórica
dificuldade para convencer o Governo a atender suas necessidades,
principalmente em recursos humanos. Esses fatos constituem cenários limitantes
para ação da gestão.
Diante desse quadro, porém, temos a convicçao que o Hospital
Oswaldo Cruz é uma unidade viável, em função do seu capital humano e a
qualidade dos serviços prestados, considerando o fato de ser formador de
recursos humanos na área de saúde e referência estadual e regional em diversas
ações de saúde. Assim, acreditamos que uma gestão bem estrutura e com um bom
planejamento poderá efetivamente cumprir
a missão do HUOC que é formar recursos
humanos , gerar conhecimento e prestar assistência à saúde de boa qualidade.
PRoposta de Planejamento e Gestão para os próximos 10 Anos
PLANO DE GESTÃO
Essa proposta de
Plano de Gestão para análise do Comitê de Busca BUSCA atuar nas seguintes
áreas, identificadas como prioritárias no Diagnóstico feito: Investimento na
Infraestrutura física, ampliação, valorização e capacitação continuada para o
quadro de profissionais da saúde e os técnico-administrativos; modernizar a
gestão trabalhando com metas; formalizar os instrumentos institucionais
(normas, regulamentos, portarias), na perspectiva da integração.
Esta proposta
justifica-se, ainda, por responder os anseios dos seus principais atores –
servidores, alunos e docentes, fornecedores, gestores públicos e o Ministério
da Saúde. Mas, justifica-se principalmente por restituir à sociedade o serviço
de qualidade e referenciado em nível estadual e regional.
Ao atender esses
anseios, propõe um pacto de gestão participativa e democrática.
ESTRATÉGIAS
Com base nos dados e
informações coletadas propõe-se como áreas: a Gestão, a Infraestrutura, os Recursos Humanos e Comunicação e
Informação.
A Gestão porque é
necessário criar e iniciar a operacionalização de um novo arcabouço
organizacional, processual e funcional para o HUOC, a Infraestrutura por que as
edificações, os equipamentos precisam de ajustes para atender sua função,
Recursos Humanos, aqui tratado separadamente à Gestão porque é um dos problemas
apontados em todas as avaliações do
HUOC. Finalmente a Comunicação e Informação que assegurarão a transparência, as
avaliações, o monitoramento propostos neste documento.
Tem-se clareza que a função da Superintendência é de articulação e
apoio à Gestão de cada uma das Unidades de Saúde. Conforme divulgado no site
institucional da Universidade de Pernambuco: a implantação do Complexo
Hospitalar atendeu a exigência do Governo do Estado de que se encontrasse um modelo de
gestão que atendesse as necessidades dos hospitais universitários.
Assim, os problemas e
fragilidades identificados nas três unidades serão o objeto da ação da
Superintendência a quem cabe propor e pactuar linhas de ação para sua superação
e fortalecimento das Unidades de Saúde e Educação. Contudo, o Edital de Busca solicita a
apresentação de uma proposta de Planejamento e um Plano de Ação.
PLANO DE GESTÃO
Essa proposta de Plano de Gestão intenta atuar nas seguintes
áreas, identificadas como prioritárias no Diagnóstico: Investimento na
Infraestrutura física, ampliação, valorização e capacitação continuada para o
quadro de profissionais da saúde e os técnico-administrativos; modernizar a
gestão trabalhando com metas; formalizar os instrumentos institucionais
(normas, regulamentos, portarias).
O modelo de gestão ora apresentado justifica-se pela
imperiosa necessidade de implementar soluções que melhorem a resolutividade da
gestão, racionalizando o custo de manutenção, permitam aos diretores das Unidades
de Ensino e Saúde dedicarem maior atenção às precípuas funções das suas
Unidades, visando firmar seus papeis como cenário de formação em saúde e a
assistência especializada (na qualidade de hospital escola).
Na condição de Complexo Hospitalar da UPE, a Superintendência
poderá definir diretrizes e mecanismos visando implantar soluções de interesse
comum e sintonizadas à necessidade da região onde se insere e em atendimento ao
fortalecimento do SUS.
Mas, esta Proposta de Plano de Gestão justifica-se,
principalmente, por assegurar à sociedade o serviço de qualidade e referenciado
em nível estadual e regional.
Para atender esses anseios, propõe um pacto de gestão
participativa e democrática.
ELABORAÇÃO DO PLANO
De acordo com o
Edital de Busca, deste capítulo devem constar: as ações e sua forma e
procedimentos para sua implantação; os critérios que definem a hierarquização
das prioridades – dos aspectos gerais aos específicos; o grau de criticidade
dos problemas, os aspectos legais e processuais que envolvem os problemas e são
requisitos para sua solução.
A elaboração do Plano
de Gestão do HUOC tem como finalidade a
formalização institucional dessa nova instância gestora e oferecer um programa
de intervenção para um horizonte de tempo de 10 anos..
A Diretoria do HUOC
aprofundará a discussão das metas de planejamento com a comunidade hospitalar e
com os órgãos de controle social, buscando uma construção coletiva desse
instrumento de gestão.
O acompanhamento das
ações e o cumprimento das metas traçadas serão realizados semestralmente em
reuniões de trabalho organizadas em eventos abertos.
A Diretoria do HUOC trabalhará com planejamento seguindo os
critérios que definem a hierarquização
de prioridades nos seguintes aspectos:
-
Estabelecimento das diretrizes estratégicas – Alinhamento dos recursos e
esforços com foco nas questões estratégicas;
- Visão
geral do conjunto – Agilidades nas decisões, melhoria da comunicação do HUOC e
auxílio nas tomadas de decisões dos processos gerenciais;
-
Avaliação mensurável de resultados – Pactuação dos indicadores e metas
traçadas;
-
Monitoramento e avaliação contínua da Assessoria Administrativa –
Acompanhamento sistemático da evolução dos projetos.
Assim, esta
ferramenta gerencial proporcionará a oportunidade de tratar o planejamento não
como processo estático, mas sim como processo contínuo, dinâmico e que
dependerá do compromisso e da dedicação de todos, devendo ser entendido como
método permanente de gestão.
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023
ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
GERAL
|
MAIOR
|
||
GESTÃO
|
Representação do Complexo Hospitalar da UPE.
|
Fortalecimento da imagem do HUOC e sua contribuição para a sociedade.
|
Plano de comunicação, divulgação, agenda de participação em eventos
científicos, unificação dos instrumentos de informação, consolidando a imagem
de organicidade do Complexo.
|
Detalhamento do Plano de Trabalho submetido ao Comitê de Busca.
|
Adoção da transparência mediante métodos, consulta e divulgação de
metas e dos instrumentos de controle, compartilhamento das deliberações.
|
Portal da transparência, informes, ouvidoria
|
|
Integração ao esforço de a implantação de Modelo de Integração das
Unidades de Saúde e Educação da UPE
|
Iniciação do processo de pactuação com superintendência e as Unidades
para definição das rotinas que assegurem uma administração colegiada.
|
Participar do Plano de Integração e de Interlocução entre as 3
Unidades de Saúde e Educação e as Unidades de Educação da UPE, incluindo as
entidades de classe, o controle social, comissões de Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
|
|
Avaliação do desempenho hospitalar em relação à atenção à saúde, ao
grau de inserção na rede SUS e as atividades de educação e ensino.
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO COMPLEXO
HOSPITALAR DA UPE – 2013 – 2017 (continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
ESPECÍFICO
|
MAIOR
|
||
GESTÃO
|
Monitorar e avaliar o Plano Operativo Anual/ POA e a contratualização
do HUOC
|
Carência de instrumentos e ferramentas que possibilitem o
monitoramento.
|
Revisão anual das metas físicas e financeiros da Contratualização mediante análise do
Plano Operativo Anual, dos recursos envolvidos, e dos critérios de repasses.
|
Estabelecer em conjunto com a Superintendência o Plano de Capacitaçãoem Gestão Hospitalar
para Servidores.
|
Quadro de pessoal antigo e com um certo grau de desmotivação e a
necessidade de implantar rotinas e processos de uma moderna gestão
|
Adoção os aplicativos para Gestão de Hospitais Universitários já
disponíveis e testados.
|
|
Assegurar a melhoria contínua da qualidade.
|
Cumprir o Programa de Qualidade do Ministério da
Saúde.
|
Conscientizaçãodos servidores acerca da importância do cumprimento de
um programa de qualidade institucional.
|
|
Fortalecer a Gestão de Custos Hospitalares
|
Superintendência de Suprimentos
|
Consolidar a Superintendência de Suprimentos do
HUOC, planejando as aquisições e reduzindo os de insumos , medicamentos e equipamentos.
|
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE
AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023
ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
ESPECÍFICO
|
MAIOR
|
||
INFRAESTRUTURA
|
Consolidar do HUOC atualizando
rotineiramente e incorporando novas
necessidades para atender ao ensino em saúde e a assistência ao SUS.
|
Construir uma proposta de Plano Diretor considerando o horizonte de até 10 anos.
|
|
Elaborar um Diagnóstico dos Serviços e da Infraestrutura predial e de
equipamentos dos três hospitais.
|
Executar o Plano de Requalificação do HUOC
|
||
Circulação de pessoas e veículos, sinalização e paisagismo
|
Projeto de distribuição dos espaços, sua ocupação e acesso assegurando
conforto e segurança (monitoramento do acesso) em todos os ambientes.
|
Fazer articulação com o Condomínio e Conselho Gestor do HUOC, visando pactuar um acordo sobre os temas.
Elabora o Projeto Executivo.
|
|
Avaliar a situação da climatização dos espaços ambulatoriais e
hospitalares
|
Revisar as normas, avaliar o nível de criticidade em termos de
climatização dos ambientes.
|
Elaborar projeto que assegure o funcionamento dentro das normas da
saúde, por 10 anos das centrais de climatização.
|
QUADRO 1– AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DA DIRETORIA DO HUOC
2014-2023 (continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
GERAL
|
MAIOR
|
||
RECURSOS HUMANOS
|
Aumentar o efetivo de servidores do Quadro Permanente
|
Disponibilizar um quadro jovem, motivado e preparado para trabalhar na
modernização da Gestão
|
Trabalhar junto à Reitoria e às Unidades de Educação e Saúde a
realização de concurso – um simplificado para atender a demanda emergencial e
outro para reposição do Quadro
|
Qualificar continuamente profissionais da saúde (NS) e o quadro
técnico administrativo
|
Pactuar com a Superintendência um Plano de capacitação continuada
|
Negociar com a Reitoria a inclusão no Plano de Capacitação Docente e
com a Pro Reitoria Administrativa o plano de capacitação para os servidores
da área da saúde.
|
|
Fortalecer os Setores de Recursos Humanos dos três hospitais.
|
Avançar na estruturaçãodos Setores de Recursos
Humanos do HUOC alterando-o do modo operacional atual para estratégico.
|
Apresentar estudos, objetivando a gestão por
processos.
Apresentar o diagnóstico atual; redefinição dos
processos de trabalho e apresentação de proposta organizacional.
Profissionalizar a gestão de pessoas
|
|
Instituir programa de sucessão e aposentadoria.
|
Apresentar programa de preparação para
aposentadoria.
|
Capacitar servidores para substituições.
|
|
Melhorar a assistência a saúde para os servidores
|
Realizar articulações com a Superintendência do
Complexo, Associação e Sindicato dos
Servidores, além do controle social do SUS.
|
Consolidar o Programa de Saúde Ocupacional dos
Servidores, centralizado no HUOC.
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023
(continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORI-DADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
GERAL
|
MAIOR
|
||
Capacitar recursos humanos
|
Estabelecer política de capacitação de recursos
humanos.
|
Instituir programa para divulgação dos valores dO
huoc, com participação em pelo menos um curso.
Levantar necessidades de treinamentos apontadas
por meio de pesquisa.
Elaborar plano de treinamento/desenvolvimentodo
do HUOC com cronograma de implementação
Criar e oferecer oportunidades para educação
permanente.
|
|
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
|
Elaborar o Manual de Serviços
|
Normatizar as funções, os papeis e os fluxos do
HUOC que ainda não dispõe de uma estrutura estabelecida e território definido
de sua ação.
|
Contratar consultoria especializada para em processo de oficina,
possibilitar a escuta dos atores e estabelecimento do modelo de ação e
intervenção da Superintendência.
|
Adotar e implantar a Unificação e Informatização dos Prontuários
|
Implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente no HUOC
|
Buscar no mercado a solução mais adequada ao perfil do HUOC
|
|
Treinar médicos e enfermeiros no manuseio da plataforma.
|
Propor aos Gestores Executivos o Programa de Capacitação e estabelecer
cronograma de implantação da plataforma.
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023
(continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
GERAL
|
MAIOR
|
||
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
|
Adotar Sistema de Informações para Monitoramento do desempenho com
adoção de Indicadores de Eficiência
|
Manter os resultados do Sistema disponível em páginas para
conhecimento da sociedade – compromisso com a transparência e possibilitar o
monitoramento dos indicadores estabelecidos na Portaria MS 2352 /2004
|
Desenvolver um Plano de Informação ouvido o
NCTI/UPE e as Unidades de Educação para que o sistema responda eficientemente
à diretrizes institucionais e dos Planos de Trabalhos dos Gestores
Executivos.
|
Fortalecer canais de comunicação com pacientes e acompanhantes.
|
Ações de ouvidoria como ferramenta de gestão:
Criar e/ou fortalecer as formas de comunicação.
|
Gerar relatórios gerenciais com indicadores
estratificados por áreas de cada hospital e tipos de notificações.
Apresentar modelo de relatório para os hospitais
e implementar reuniões de análise crítica.
Formas escritas e eletrônicas por meio de jornal,
Circuito Fechado de TV e internet.
Implantar o CALL CENTER
– Agendas Unificadas no Sistema MV, com a centralização do agendamento de
consultas e procedimentos; Registro de consultas de ambulatório em um único
sistema de informação; iniciar agendamento de consultas por telefone; Normas
para realização dos agendamentos de consulta e procedimentos e conhecimento
da produtividade por médico.
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÕES DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023
(continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
ESPECÍFICO
|
MENOR CRITICIDADE
|
||
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
|
Acompanhar o processo de Certificação e
Contratualização do HUOC
|
Manter permanente acompanhamento do processo de certificação e
contratualização
|
Divulgar o desempenho do hospital em relação ao atingimento das metas
físicas, financeiras e de qualidade fixadas no Contrato de Gestão junto à
SES.
|
Divulgar Programa de TELESSAUDE
|
Apoiar ações de divulgação.
|
Divulgar nos meios de comunicação com a comunidade acadêmica as
atividades, inserindo-se no esforço de consolidação e ampliação do Programa.
|
|
ENSINO
|
Fortalecer os programas de residências médicas, de enfermagem e
nutrição do HUOC
.
|
Cursos multidisciplinares.
|
Atender às exigências da Comissão Nacional de Residência Médica e das
comissões das outra áreas de saúde, objetivando o adequado funcionamento do
HUOC como campo de prática do aprendizado.
|
Fomentar a função
acadêmica das Unidades de Saúde e Ensino.
|
Incentivar a
disseminação e troca de experiências exitosas como a articulação
NATS/UNIPECLIN, estimulando a integração de diferentes profissionais e
ampliando o conhecimento científico entre todos.
|
Integrar o Núcleo
de Avaliação Tecnológica em Saúde (NATS) que que trabalha com a UNIPECLIN,
aproveitando o processo de integração dos diferentes profissionais e
ampliando o conhecimento científico.
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2013
(continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
ESPECÍFICO
|
MENOR CRITICIDADE
|
||
ENSINO
|
Valorizar
a Gestão em Saúde
|
Assegurar
experiência em na Gestão e na formação
|
Assegurar
espaços de formação para os alunos de Saúde Coletiva
|
ENSINO
|
Ampliar o Plano de
Capacitação docente, nele incluindo a linha de Docência no Ensino Superior da
Saúde.
|
Negociar
junto a PRO REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA a ampliação do Plano de
Capacitação para quadro de nível superior da saúde
Identificar
necessidade de titulação e de novas capacitações para o quadro de nível
superior da saúde.
|
Estudar e identificar a demanda e as necessidades
Identificar junto
aos profissionais médicos e outras categorias suas demandas em relação ao
fortalecimento de suas competências
para atuar como preceptor
|
Participar das
articulações com as IES da região que são realizadas através da CIES.
|
Incorporar as linhas de capacitação para
atende as demandas dos profissionais da Unidade de Saúde e Educação
|
Realizar programa de capacitação
|
|
Difundir entre os
preceptores as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde
|
Realizar
oficinas para discutir as Diretrizes
|
Incentivar
a participação em encontros pedagógicos das Unidades de Educação na área de saúde
|
|
Promover
intercâmbio
|
Associar-se a outros centros de reconhecida
competência para promover intercâmbio
|
Conhecer o Programa de Intercâmbio da Reitoria
Identificar Recursos Financeiros para custear programa de intercâmbio
|
QUADRO 1 – AÇÕES QUE
INTEGRAM A PROPOSTA DE LINHAS DE AÇÃO DA DIRETORIA DO HUOC 2014-2023 (continuação)
ESTRATÉGIA/PRIORIDADES
|
LINHAS DE ABORDAGEM
|
GRAU DE CRITICIDADE
|
AÇÕES
|
ESPECÍFICO
|
MENOR CRITICIDADE
|
||
ENSINO
|
Capacitar
preceptores
|
Incentivar
programas de educação permanente para formar preceptores em cumprimento da
Portaria do Ministério da Saúde nº
1248 de 24 06 2013-
|
Viabilizar o
aperfeiçoamento dos preceptores na orientação dos alunos e profissionais de
saúde na execução de atividades de ensino, pesquisa voltados para avaliação
de novas tecnologias em saúde, ensino e pesquisa
|
PESQUISA
|
Fortalecer a
UNIPECLIN
|
Fortalecer
o papel da UNIPECLIN nas 3 Unidades de Saúde e Ensino
|
Sistematizar o
cadastro de projetos de pesquisa submetidos e aprovados, que envolvam as
Unidades de Saúde e Educação como campo de pesquisa.
|
Financiar a
Pesquisa
|
.Identificar
linhas prioritárias de interesse do SUS
|
Criar fundo de
pesquisa para projetos de interesse do SUS e estabelecer regras para sua
implantação e estratégicas de sustentação
|
|
Requalificar,
ampliar e integrar o Laboratório Central do HUOC aos demais laboratórios das
unidades do Complexo Hospitalar
|
Participar
do o projeto, visando fortalecer a rede interna de laboratórios.
|
Criar uma rede
interna de laboratórios integrados servindo a múltiplos projetos,
|
|
Fomentar a base
social e tecnológica em saúde e da comunidade acadêmica
Estimular a
produção de patentes
|
Internalizar
os avanços tecnológicos na área de saúde (produção científica e assistência)
|
Possibilitar a vivência dos profissionais do HUOC em ambientes que
utilizam
tecnologias de ponta
|
|
Fomentar a base
social e tecnológica em saúde e da comunidade
acadêmica
Estimular a
produção de patentes
|
Desenvolver
ações de difusão de novas tecnologias
Desenvolver tecnologias próprias na Assistência
Incentivar
a pesquisa e a extensão voltadas para uso da evidência científica na tomada
de decisões na assistência.
|
Viabilizar
a participação em congressos e eventos científicos estimulando a produção
científica
Sensibilizar a
comunidade científica e assegurar os meios necessários
|
VISÃO DE FUTURO
O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) tem por visão
estratégica "Estar entre os hospitais de maior nível de acreditação do
País, elevando a confiabilidade perante a comunidade hospitalar e a
sociedade", conforme plano estratégico elaborado com a consultoria da
Deloitte, em 2008. Acreditamos que,
passados seis anos, a assertiva ainda seja verdadeira, considerando todo
histórico de crescimento um tanto
desordenado do hospital, incorporando novos serviços e mudando o seu perfil assistencial.
O HUOC, nascido sob a égide da assistência à doenças
infectocontagiosas, baluarte no combate às epidemias que grassavam em
Pernambuco na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, aos
poucos incorporou a cirurgia cardiotorácica como diferencial. A cardiologia hipertrofiou-se no HUOC durante as três últimas décadas do século
passado, porém, com o surgimento do Ponto Socorro de Cardiologia - PROCAPE, o
nosso nosocômio despiu-se de sua característica de hospital de
especialidade e reencontrou a sua
vocação de hospital de clínicas da Universidade de Pernambuco, campo de prática
da graduação e pós-graduação dos diversos cursos da área de saúde. Dessa forma,
o futuro do nosso hospital deverá ser
orientado para a consolidação como autêntico espaço de multidisciplinaridade na
assistência permeado pela integração com o ensino. Este deverá ser o nosso fóco no presente e no
futuro em sintonia com a mudança também observada na formação do profissional
médico, mais generalista e menos especialista.
A inserção do HUOC no Sistema Único de Saúde-SUS,
materilizada em contratualizações que vem ocorrendo desde 2005, coloca o nosso
hospital como unidade de referência terciária no sistema hierarquizado de
saúde, deverá ser aprimorado progressivamente com a incorporação de serviços e
tecnologias que demonstrem plena viabilidade do ponto de vista de
custo/efetividade ou que tem especial interesse em face ao caráter acadêmico de
nossa instituição. Para tanto, torna-se necessário repactuar metas
físico-financeiras anualmente através da Secretaria Estadual de Saúde - SES, o que certamente acarretará uma maior
regulação pelo Gestor Público Estadual, devendo ser garantido em
contra-partida, não só o referenciamento da clientela mas também o
contra-referenciamento, reduzindo a pletora de pacientes no hospital e criando
oportunidade para o acolhimento de novos pacientes.
A consolidação da Unidade de Pesquisa Clínica (UNIPECLIN),
integrada à rede Nacional de Pesquisa Clínica, é essencial para dinamizar as
atividades de pesquisa no HUOC e garantir as condições necessárias para o seu
funcionamento. Para tanto, torna-se necessário integrá-la aos demais serviços
que realizam pesquisa na UPE e garantir o pleno funcionamento do seu
ambulatório de pesquisa. Assim, será
possível ampliar as atividades científicas do
hospital e realizar o salto de qualidade nas publicações produzidas no
HUOC.
Como coordenar múltiplos projetos e garantir bons resultados
institucionais? Como fazer para que as expectativas individuais e setoriais
conduzam o HUOC para concretizar a sua Missão e Visão? Para vencer tais desafios o HUOC necessita
utilizar o planejamento, que estabelece as prioridades para onde serão
canalizados os recursos do hospital. Ao mesmo tempo, reconhecer que todos os
servidores que compõem a comunidade
interna podem e devem participar ativamente deste processo, visando construir e
implementar uma gestão por resultados.
Assim, o desenvolvimento de um Plano de Gestão que esteja
sincronizado com a Proposta de Linhas de Ações da Superintendência
do Complexo Hospitalar da UPE é
fundamental para incorporar nortear as nossas ações. As estratégias em destaque no Plano de Gestão
representam os diferenciais que posicionam o HUOC no cenário da saúde como uma
instituição pública de referência. É importante também garantir nesse
processo a preservação dos nossos
valores institucionais baseados na ética, qualidade, trabalho em equipe,
conhecimento e compromisso.
Para atingir os nossos objetivos estratégicos torna-se
necessário trabalhar de forma integrada com a Superintendência do Complexo
Hospitalar da UPE e, dessa forma, com a
própria administração da Universidade e do controle social exercido pelo
Conselho Administrativo do Complexo Hospitalar. No plano interno, é essencial
garantir o apoio do corpo clínico do hospital, servidores e do Conselho Local
do SUS. Dessa forma, poderemos chegar à próxima década com um hospital
fortalecido e plenamente sintonizados com as necessidades do nosso tempo.
REFERÊNCIAS
DAS FONTES CONSULTADAS
HUOC-
Plano Operativo Anual – 2012 / 2014
HUOC
– Proposta de Requalificação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC.
2012
DATASUSMS
CNES/MS
PROPOSTA
DE AÇÕES DA SUPERINTENDÊNCIA DO COMPLEXO HOSPITALAR DA UPE
Muito obrigada viu moço! :D <3 S2
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