AÇÕES E SERVIÇOS

PE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DAS PARTEIRAS

Nesta segunda-feira (05/05), é celebrado o Dia Internacional das Parteiras. Em Pernambuco, existem, atualmente, 989 parteiras inscritas no Programa Estadual de Parteiras Tradicionais (PEPT). A maior parte delas, um percentual de quase 90%, atua na zona rural, auxiliando as mães pernambucanas a darem à luz aos seus filhos.

O Programa Estadual das Parteiras em Pernambuco está em funcionamento desde 1993, sendo considerado uma referência nacional no âmbito. Pelo programa, há ações que buscam a melhoria do parto domiciliar realizado pelas profissionais, de forma segura e humanizada, diminuindo os riscos e sequela nas gestantes, recém-nascidos e puérperas. Para isso, é feita a identificação e cadastro por município e capacitação para o acompanhamento à gestante durante o parto domiciliar.

“As parteiras são importantes para o Estado por perpetuarem um costume. Elas atendem as mulheres que querem fazer o parto domiciliar, porque a mãe fez, as irmãs fizeram. Elas praticam um trabalho humanizado e ajudam a perpetuar uma tradição”, afirmou a técnica da gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Lílian Sampaio.

Lílian ainda destaca o apoio que as gestantes recebem das parteiras para fazer o pré-natal corretamente e sempre procurar as unidades básicas de saúde ao verificar algum problema na gestação.

O programa, coordenado pela Gerência de Saúde da Mulher da SES, ainda cede os materiais do kit de parto normal e faz a notificação dos nascimentos domiciliares. Também são realizadas sensibilizações e cursos com gestores e profissionais de saúde para que esses multipliquem a estratégia e boas práticas do parto domiciliar junto às parteiras.

(FONTE: SES - Secretaria Estadual de Saúde)
Link: http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-atencao-saude/pe-celebra-dia-internacional-das-parteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário