NOTÍCIAS

21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL


Desde o último dia 16/03/2015, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), vem promovendo ações voltadas para comemorar o Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial,  data esta instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas),  
Nesta terça-feira (17/03), haverá a participação da equipe da coordenação em reunião com a Diretoria de Políticas Estratégicas da SES para apresentação da Política Estadual de Saúde da População Negra. Já na quarta-feira (18/03), o Comitê Estadual de Atenção à Saúde da População Negra estará no Hemope para abordar o tema "Combate ao Racismo", com a palestrante Ana Paula Maravalho, mestra em Direitos Humanos e integrante do Observatório Negro de Pernambuco.

Na quinta-feira (19/03), a coordenadora de Saúde da População Negra, Miranete Arruda, concederá entrevista na Rádio SEI, abrodando o racismo. No dia seguinte (20/03), uma conferência no auditório da SES sobre Racismo em alusão ao dia 21 de março, com a participação de Ana Paula Maravalho, fechará a semana. Também haverá exibição do filme Vista a minha pele. Na terça (24/03), uma web conferência sobre o Combate ao Racismo acontecerá na Rede Nutes, do Hospital das Clínicas. 

=========================================


15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

No dia 15 de dezembro de 2014, foi publicado Diário Oficial da convocação para a 15ª conferência de saúde, que acontecerá entre os dias 23 a 26 de novembro de 2015. Visualize o Diário Oficial da União, acessando: 
Maiores informações, acesse o site do Conselho Nacional de Saúde, através do link: http://conselho.saude.gov.br/

=========================================


Ministério da Saúde lança campanha contra racismo em hospitais públicos


Peça publicitária da campanha "Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!" (Foto: Natalia Godoy/G1)Peça publicitária da campanha "Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!" (Foto: Natalia Godoy/G1)
Já estão sendo veiculadas em TV, rádio, jornal, revistas,  e redes sociais,  a campanha “Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!”. 

Segundo afirmação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, a conscientização foi motivada por relatos de discriminação nas unidade de saúde e que "os dados são impactantes e mostram como a desigualdade traz mais doenças, mais sofrimento e mais mortes". Segundo ele, o “racismo institucional” deve ser combatido.

Na imagem de campanha, que ilustra o material da campanha. A frase de impacto é “não fique em silêncio”. Com isso,  a intenção do ministério é incentivar a população a denunciar qualquer situação que envolva discriminação racial nas unidades, por meio do “Disque Saúde 136”. Além da denúncia,  através deste telefone, as pessoas poderão obter informações sobre as doenças mais comuns entre os negros.


Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/ministerio-da-saude-lanca-campanha-contra-racismo-em-hospitais-publicos.html

===============================================================

N O T I C I A S    G T P +


Pelo direito de Viver Melhor com HIV é lembrado neste 1º de Dezembro
GTP+ realiza atividades pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Descobrir o quanto antes o vírus HIV e AIDs é uma das maneiras de se viver melhor. Aderir ao tratamento é o segundo passo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de infecções pelo HIV no Brasil aumentaram 11% entre 2005 e 2013. No ano passado, o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina. Pensando nisso, a ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo realiza ações de testagem voluntária na Praça da Independência, das 19h às 22h, em lembrança ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Além do teste, outras ações serão realizadas no mês de dezembro. Desde enquetes teatrais, cine debate, oficinas, panfletagens, até aprender a cozinhar com pessoas que vivem com o vírus. No dia 1º os pacientes do Hospital das Clínicas, recebem o Grupo de Teatro Turma da Prevenção, com a esquete Teatral Lampião e Maria Bonita na Prevenção as DST-AIDS e  sensibilização ao trato as pessoas vivendo com Hiv e AIDS. Já os clientes da Cozinha Solidária da instituição terão a oportunidade de aprender a cozinhar junto à pessoas vivendo com HIV/AIDS.

HIV /AIDs- O vírus de imunodeficiência humana (HIV), que causa a Aids, pode ser transmitido via sangue, amamentação e por sêmen durante o sexo, mas pode ser controlado com a terapia antirretroviral. Apesar dos avanços no tratamento, a infecção pelo HIV permanece incurável e não existe vacina para preveni-la. Como a Aids vem sempre de quem menos a gente espera, é preciso convencer os que mantêm vida sexual ativa da obrigatoriedade da prática de sexo seguro.

Programação Dia de Luta Contra a AIDs:

01.12 – Ações do Grupo de Teatro Turma da Prevenção -  Esquete Teatral  LAMPIÃO E MARIA BONITA na Prevenção as DST-AIDS e  sensibilização ao trato as pessoas vivendo com Hiv e AIDS + Lançamento do Projeto Espaço Posithivo - Espaço que tem como compromisso o acolhimento a jovens e adultos que vivem e convivem com HIV/AIDS. Local: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE, às 9h.

01.12 - Marcos Fontes, Educador Social do GTP+ estará presente nas ações do Cine Debate – 1º de dezembro, nos horários - 15h às 17h . Do GGE –Saúde e Prevenção nas Escolas, na sede do SINTEPE

01.12 - Articulação AIDS em PE  - Ação de Rua -  Panfletagem - Transversal da rua da Aurora + Conde de Boa Vista ( Educadores Sociais) – Centro do Recife. A partir das 14h.

01 à 03.12 - Ações de testagem voluntária -  Testar  e Cuidar pelo direito de viver melhor, na Praça da Independência, das 19hs  as 22hs.

01 à 04.12 - Ações de prevenção e sensibilização aos alimentos confeccionados por pessoas vivendo com HIV e AIDS, junto aos clientes do projeto Cozinha Solidária - Restaurante e Escola de Culinária.

05.12 - Aniversário do GTP+  - 14 anos Tornando Vidas Mais Posithivas - a 1ª Instituição Fundada por Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e seus familiares da Região Nordeste do Brasil. Das 14h às 17h, na sede da instituição.

08 à 12.12 - BAZAR DO GTP+, na sede da instituição. Trazendo 2 kg de alimentos não perecíveis a pessoa terá direito a um desconto nas peças que custarem a partir de 10 reais.
09.12 – Apresentação de Lampião e Maria Bonita em tempos de AIDS para os reeducandos do Presídio de Igarassu. Local: PIG - Presidio de Igarassu , às 10h. E às 14h, Oficina dos/as reeducandos/as travestis, transexuais e gays da unidade.
09.12 - Oficina com os Profissionais do sexo ( Homens, Travestis e Mulheres Transexuais), às 15h, na sede da Instituição.
10.12 – Apresentação de Lampião e Maria Bonita em tempos de AIDS, no Estaleiro Navalmare, Porto do Recife, às 9h.

========================================

CONCLUÍDA ETAPA ESTADUAL DA 4ª CESTT


A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT),  foi realizada no município de Gravatá entre os dias 30 de junho e 02 de julho de 2014. O tema abordado foi: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Mais de 200 delegados, eleitos nas quatro etapas macrorregionais realizadas em Petrolina, Triunfo, Gravatá e Moreno, participaram do evento. Além de convidados e observadores.
No primeiro dia do evento,  foi realizado credenciamento,  mesa de abertura, leitura do regimento,  mesa redonda e debate.  “O impacto do desenvolvimento econômico na saúde do trabalhador”, “Política de Saúde do Trabalhador” e “Controle Social”,  foram temas debatidos.  
No dia 01/07/2014,  os participantes se dividiram em grupos,  para analisar, debater e votar as propostas elaboradas nas etapas anteriores. Por fim,  no dia 02/07/2014, houve consolidação dessas propostas e reunião dos delegados que representarão o estado de Pernambuco na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador,  que será realizada em Brasília, em novembro do corrente ano.
Fonte: Conselho Estadual de Saúde de Perambuco

=========================================

 LEPTOSPIROSE

O  infectologista do HUOC,  Dr. Demetrius Montenegro,  forneceu para  a TV Globo na última quarta-feira, dia 03 de julho,   entrevista que abordou a Leptospirose.  Saiba mais acessando: http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/comum-apos-alagamentos-leptospirose-registra-277-casos-no-primeiro-trimestre/3470755/

===============================================================


SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DISPONIBILIZA MAIS DE 300 MILHÕES DE DOSES DE VACINAS

As primeiras ações de imunizações no Brasil datam de 1804. Mas foi no ano de 1973 que foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. E por meio do PNI, o Sistema Único de Saúde (SUS)disponibiliza, todos os anos, mais de 300 milhões de doses de vacinas. Ao todo, são oferecidos, gratuitamente, 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas. Mas você sabe quais são as vacinas e quem deve tomá-las?
Antes do PNI, as ações de imunização eram caracterizadas pela descontinuidade e pela baixa área de cobertura. Criado com o objetivo de coordenar essas ações, o programa – em 40 anos – transformou o Brasil em um dos países que oferece o maior número de vacinas do mundo.
A coordenadora do PNI, Carla Domingues, destaca que o calendário de vacinação beneficia toda a família. “Nós temos um calendário para o adolescente, adulto e idoso, além da criança que já é rotineiramente vacinada. Então é importante que todas as pessoas conheçam o calendário de vacinação para que ele esteja sempre atualizado”, explica.
Todo esse esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras.
Das vacinas disponíveis hoje no SUS, 96% são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência de tecnologia. Isso só é possível porque existe no País um parque produtor de vacinas e imunobiológicos. É um importante patrimônio que deixa o Brasil em situação privilegiada em relação a outros países do mundo e possibilita o desenvolvimento científico e tecnológico.
Novas vacinas
Nos últimos quatro anos, o Ministério da Saúde introduziu sete novas vacinas. Em 2010, foi a vacina pneumocócica 10 valente e meningocócica C conjugada. Em 2012, incluiu a vacina penta (difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) e a vacina inativada poliomielite (VIP). Já em 2013, o PNI ampliou a oferta da vacina hepatite B, de 29 para 49 anos de idade.
Recentemente, o SUS passou a oferecer a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e é exclusiva para crianças com 15 meses que tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Em 2014, o Ministério já incluiu a vacina contra o HPV, e vai lançar ainda a vacina contra a hepatite A e a dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) para gestantes.
Fonte: Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco

===================================


Dra. Carolina Cunha,neurologista do HUOC, participando do programa de Jota Ferreira na Rádio Folha sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica.



================================================================



HOSPITAL OSWALDO CRUZ REALIZA EVENTO SOBRE

 TRANSPLANTE HEPÁTICO



O I Encontro Nacional de Transplantados de Fígado acontecerá no dia 9 de maio


A Unidade de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (UTF - HUOC), promove no próximo dia 9 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, o I ENCONTRO NACIONAL DE TRANSPLANTADOS DE FÍGADO: ASPECTOS MÉDICO-LEGAIS DO DIREITO À SAÚDE. O programa de transplantes, chefiado pelo médico Cláudio Lacerda, já realizou cerca de 800 transplantes ao longo dos 14 anos de atuação, operando mais de 100 transplantes por ano, sendo o segundo maior programa do Brasil.



O objetivo do encontro é reunir os transplantados e familiares com os protagonistas envolvidos na realização do transplante hepático, além de apresentar à sociedade as dificuldades na concretização dos direitos referentes ao acesso à saúde, bem como exigir maior presença do Estado para concretizar esses direitos. Além de enfatizar a absoluta importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na implementação do direito constitucional à saúde e à Unidade de Transplante de Fígado.



O direito à saúde, especificamente no que diz respeito ao transplante hepático, requer a mobilização de toda a sociedade, em especial participação da OAB, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Central de Transplantes do Estado de Pernambuco, da Fundação HEMOPE, das unidades de Transplantes do IMIP, do Hospital Jayme da Fonte e da equipe multidisciplinar da UTF. O evento demonstrará que apesar das dificuldades e limitações existentes, o SUS é o instrumento mais eficaz para a viabilização das políticas de acesso à saúde em favor da maioria da população brasileira.



Os interessados em participar do encontro podem se inscrever no endereçowww.jaymedafonte.com.br<http://www.jaymedafonte.com.br/> até o dia 6 de maio. Aos estudantes de direito e da área de saúde serão emitidos certificados pela Escola da Advocacia Geral da União (EAGU), com carga horária 8 horas/aula. Para a entrada no evento será necessária apenas a doação de 2kg de alimento não perecível.



O I ENCONTRO NACIONAL DE TRANSPLANTADOS DE FíGADO conta com o apoio da OAB/PE, do Ministério Público do Estado de Pernambuco, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, da Central dos Transplantes do Estado de Pernambuco, da Fundação HEMOPE, da Unidade de Transplantes do IMIP, da Unidade de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e do Hospital Jayme da Fonte, além da Escola da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Regional do Banco Central do Brasil no Estado de Pernambuco.

SERVIÇO:

I Encontro Nacional de Transplantados de Fígado: Aspectos Médico-legais do Direito à Saúde

Data: 9 de maio de 2014

Local: Centro de Convenções de PE – Auditório Tabocas

Horário: das 8h30 às 18h30
Inscrições até o dia 6 de maio de 2014 pelo site:www.jaymedafonte.com.br<http://www.jaymedafonte.com.br/>


===============================================

CONSELHO GESTOR LOCAL DE SAÚDE DO HUOC (CGHUOC) E UNIDADES DE SAÚDE DA UPE CONHECEM A MODELAGEM DO SISTEMA DE CUSTOS DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COM O GTCUSTOS



O Conselho Gestor Local de Saúde do HUOC (CGHUOC) reuniu, nesta terça-feira (14) às 14h, no Auditório do Pavilhão Ovídio Montenegro para apresentação por Dr. Stênio Rios (Coordenador), Dra. Luciana Freire, e Dr. José Humberto Cruz, ambos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual a Modelagem do Sistema de Custos do Governo do Estado de Pernambuco, GTCUSTOS (Grupo de Trabalho para Desenvolvimento do Sistema de Custos do Governo do Estado de Pernambuco).
Foram convidados os Conselheiros, a Superintendência do Complexo Hospitalar da UPE, gestores das Unidades de Saúde da Universidade de Pernambuco (UPE), HUOC, PROCAPE, CISAM, e suas equipes financeiras.

O Coordenador do Conselho Gestor Local de Saúde do HUOC declarou de que “O objetivo do Conselho é contribuir para a implantação de um sistema de custos a fim de facilitar o processo de transparência facilitando assim a atuação deste Conselho que é o Controle Social”.

“As técnicas de gestão de custos compõem um importante instrumento para a gestão dos gastos e otimização da alocação dos recursos destinados ao cumprimento da missão institucional. Com a racionalização dos gastos ganha a Gestão, ganha a instituição, ganha o cidadão, ganha a sociedade...” . disse o Coordenador do GTCUSTOS e Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, Stênio Rios.

Durante o evento foram discutidos tópicos, tais como, Convergência Contábil, Gestão de Gastos Públicos, e o Sistema de Custos. “Para que a gestão de custos seja implantada em nosso Estado, precisamos de apoio institucional, envolvimento dos órgãos, aderência dos gestores, construção de sistema informatizado, e disseminação do conhecimento através da capacitação dos servidores”.



VISITE TAMBÉM:

Site:
http://conselhogestorhuoc.wix.com/conselhogestorhuoc

Fanpage:




================================================================



O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) lançou este mês, o seu site oficial. A página que oferece diversos serviços, entre eles o cadastramento de conselhos municipais e distritais de saúde do Estado, também permite que os usuários do SUS possam fazer reclamações e denúncias da saúde pública em Pernambuco. Maiores informações, acesse o site no endereço: www.ces.saude.pe.gov.br (fonte Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco).


Nenhum comentário:

Postar um comentário