CONTROLE SOCIAL

CONCLUÍDAS ETAPAS MACRORREGIONAIS DA 4CESTT

A etapa metropolitana da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador (CESTT) foi realizada nos dias 18 e 19 de junho, no município de Moreno. Participaram conselheiros municipais de saúde e secretarias municipais de saúde pertencentes as I, II, III e XII GERES, além da sociedade civil. O tema da quarta edição da conferência é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Durante a 4ª CESTT foram propostas diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com a perspectiva de considerar as especificidades de cada região do estado de Pernambuco.
Durante a programação houve a mesa de abertura, leitura e aprovação do Regimento, exposições,mesa redondagrupos de trabalho e eleições para as etapas estadual e nacional. No primeiro dia do evento os partícipes debateram sobre os temas expostos. Depois desse momento os participantes dividiram-se em grupos de trabalho que elaboraram, cada um, 12 ações para efetivação e eficácia prática da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, conforme os sub eixos da conferência: desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento da participação, efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Essas serão encaminhadas para etapa Estadual da 4ª CESTT.
No segundo dia da programação as propostas foram compartilhadas com a plenária para ajustes e aprovação dos trabalhos realizados por cada grupo. Aconteceu ainda a processo eleitoral para os delegados que participarão das etapas Estadual e Nacional. As etapas macrorregionais são uma preparação para a etapa estadual que será realizada nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho e nacional que acontecerá novembro, em Brasília.
Fonte: Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco

=============================================
O controle social, é entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. O controle social complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos – os órgãos de controle interno e externo. 
Saiba mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário