sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ESPAÇO USUÁRIO: Pelo direito de Viver Melhor com HIV é lembrado neste 1º de Dezembro

N O T I C I A S    G T P +


Pelo direito de Viver Melhor com HIV é lembrado neste 1º de Dezembro
GTP+ realiza atividades pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Descobrir o quanto antes o vírus HIV e AIDs é uma das maneiras de se viver melhor. Aderir ao tratamento é o segundo passo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de infecções pelo HIV no Brasil aumentaram 11% entre 2005 e 2013. No ano passado, o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina. Pensando nisso, a ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo realiza ações de testagem voluntária na Praça da Independência, das 19h às 22h, em lembrança ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Além do teste, outras ações serão realizadas no mês de dezembro. Desde enquetes teatrais, cine debate, oficinas, panfletagens, até aprender a cozinhar com pessoas que vivem com o vírus. No dia 1º os pacientes do Hospital das Clínicas, recebem o Grupo de Teatro Turma da Prevenção, com a esquete Teatral Lampião e Maria Bonita na Prevenção as DST-AIDS e  sensibilização ao trato as pessoas vivendo com Hiv e AIDS. Já os clientes da Cozinha Solidária da instituição terão a oportunidade de aprender a cozinhar junto à pessoas vivendo com HIV/AIDS.

HIV /AIDs- O vírus de imunodeficiência humana (HIV), que causa a Aids, pode ser transmitido via sangue, amamentação e por sêmen durante o sexo, mas pode ser controlado com a terapia antirretroviral. Apesar dos avanços no tratamento, a infecção pelo HIV permanece incurável e não existe vacina para preveni-la. Como a Aids vem sempre de quem menos a gente espera, é preciso convencer os que mantêm vida sexual ativa da obrigatoriedade da prática de sexo seguro.

Programação Dia de Luta Contra a AIDs:

01.12 – Ações do Grupo de Teatro Turma da Prevenção -  Esquete Teatral  LAMPIÃO E MARIA BONITA na Prevenção as DST-AIDS e  sensibilização ao trato as pessoas vivendo com Hiv e AIDS + Lançamento do Projeto Espaço Posithivo - Espaço que tem como compromisso o acolhimento a jovens e adultos que vivem e convivem com HIV/AIDS. Local: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE, às 9h.

01.12 - Marcos Fontes, Educador Social do GTP+ estará presente nas ações do Cine Debate – 1º de dezembro, nos horários - 15h às 17h . Do GGE –Saúde e Prevenção nas Escolas, na sede do SINTEPE

01.12 - Articulação AIDS em PE  - Ação de Rua -  Panfletagem - Transversal da rua da Aurora + Conde de Boa Vista ( Educadores Sociais) – Centro do Recife. A partir das 14h.

01 à 03.12 - Ações de testagem voluntária -  Testar  e Cuidar pelo direito de viver melhor, na Praça da Independência, das 19hs  as 22hs.

01 à 04.12 - Ações de prevenção e sensibilização aos alimentos confeccionados por pessoas vivendo com HIV e AIDS, junto aos clientes do projeto Cozinha Solidária - Restaurante e Escola de Culinária.

05.12 - Aniversário do GTP+  - 14 anos Tornando Vidas Mais Posithivas - a 1ª Instituição Fundada por Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e seus familiares da Região Nordeste do Brasil. Das 14h às 17h, na sede da instituição.

08 à 12.12 - BAZAR DO GTP+, na sede da instituição. Trazendo 2 kg de alimentos não perecíveis a pessoa terá direito a um desconto nas peças que custarem a partir de 10 reais.
09.12 – Apresentação de Lampião e Maria Bonita em tempos de AIDS para os reeducandos do Presídio de Igarassu. Local: PIG - Presidio de Igarassu , às 10h. E às 14h, Oficina dos/as reeducandos/as travestis, transexuais e gays da unidade.
09.12 - Oficina com os Profissionais do sexo ( Homens, Travestis e Mulheres Transexuais), às 15h, na sede da Instituição.
10.12 – Apresentação de Lampião e Maria Bonita em tempos de AIDS, no Estaleiro Navalmare, Porto do Recife, às 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário